segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Heitor Férrer e a sua segunda vida política-parlamentar

 


O retorno do médico Heitor Férrer para o parlamento estadual é muito importante para a bancada do União Brasil (UB) na Assembleia Legislativa do Ceará, todavia, é quase nulo para o eleitorado oposicionista conservador-liberal e antipetista da política local. Heitor Férrer precisa se reinventar como uma liderança política-eleitoral.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, prestava assessoria a um determinado candidato a deputado federal do Partido Liberal que não queria pedir voto para a reeleição do presidente da época, o ex-deputado federal Jair Bolsonaro (PL), no pleito eleitoral de 2022. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa levantava a hipótese ou exemplo didático de que a grande maioria do eleitorado cativo do candidato a reeleição a deputado estadual, Heitor Férrer (UB), já iria votar no candidato a presidente antipetista, enquanto, o próprio parlamentar subia no muro e  então era uma provável derrota a sua recondução a Assembleia Legislativa do Ceará, o candidato federal também seguiu o exemplo do Heitor Férrer. Ambos não tiveram êxito eleitoral.




A Consultoria LCFB acredita que o deputado estadual, Heitor Férrer (UB), perdeu a capacidade de fazer a leitura do humor político-eleitoral do seu eleitorado cativo , a grande maioria dobrou a direita e se tornou antipetista. Heitor Férrer era uma espécie de social-democrata na política, porém, um liberal-conservador no campo dos costumes morais, todavia, sempre manteve uma boa convivência com o lulopetismo cearense.


A direção estadual do União Brasil (UB) na figura do ex-deputado federal Capitão Wagner tenta recuperar o espaço ideológico no eleitorado conservador-liberal ou direitista moderado ocupado pelo pós-bolsonarismo sob a liderança política-eleitoral do deputado federal André Fernandes (PL), sem dúvida não é o campo ideológico do deputado estadual Heitor Férrer (UB). 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o deputado estadual Heitor Férrer (UB) pode caminhar para ser aliado do governador Elmano de Freitas (PT) como faz o grupo político-partidário do prefeito de Maracanaú, o empresário Roberto Pessoa (UB), e o grupo político-partidário do deputado federal, Moses Rodrigues (UB), contudo, seria um posicionamento de suicídio político-eleitoral do Heitor Férrer (UB) perante o restante do seu eleitorado cativo.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 





Nenhum comentário:

Postar um comentário