domingo, 5 de janeiro de 2025

André Fernandes e a Oposição Coerente / Fez o movimento político-eleitoral para oposição radical

 



O deputado federal André Fernandes se reuniu com a bancada de vereadores do Partido Liberal (PL), da Câmara Municipal de Fortaleza, para confirmar o seu veto a qualquer parlamentar de sua agremiação partidária para participar da mesa diretora do poder legislativo da capital cearense no biênio 2025-2026. Sendo sem dúvida um movimento político de coerência eleitoral perante parte da sociedade civil organizada fortalezense.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sempre analisou e classificou o comportamento político-ideológico do deputado federal André Fernandes (PL) como algo muito próximo do tipo ideal de representante parlamentar do eleitorado da direita cearense e da direita fortalezense. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa chama atenção para o fato de que são quase sete anos de crescimento eleitoral do André Fernandes de uma eleição para outra eleição: como candidato a deputado estadual (2018), como candidato a deputado federal (2022) e como candidato a prefeito de Fortaleza (2024).

A Consultoria LCFB nos seus últimos boletins aos clientes já defendia a tese da adesão informal da direção estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) sob a liderança política-eleitoral do deputado federal, André Figueiredo, ao prefeito de Fortaleza, o petista Evandro Leitão, no início do seu mandato político-administrativo, contudo, em nenhum momento a Consultoria LCFB previa a adesão formal da direção estadual do União Brasil (UB) ao primeiro escalão da atual administração pública da capital cearense.


O deputado federal André Fernandes e o deputado estadual Carmelo Neto devem construir uma chapa majoritária para o pleito eleitoral estadual de 2026 via o Partido Liberal (PL) e o Novo 30:

Candidato a Governador - a deputada estadual Doutora Silvana (PL) ou o senador Eduardo Girão (Novo).

Candidato a Vice-Governador - em aberto 

Candidata a Senadora - a deputada federal Priscila Costa (PL)

Candidato a Senador - o vereador fortalezense Marcelo Mendes (PL)


O diretório estadual do Partido Liberal (PL) compreende que a cada eleição estadual o eleitorado direitista cresce entre os eleitores cearenses. O ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) e o ex-prefeito fortalezense, o médico Roberto Cláudio (PDT), ainda estão presos num campo centrista refém do lulopetismo cearense.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 





quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

O fim parcial da federação partidária entre o Cidadania-Alexandre Pereira e o PSDB

 



A direção nacional do Cidadania, após o final das eleições municipais de 2024, decidiu iniciar o processo de finalização parcial de sua federação partidária a nível nacional com o PSDB. O Cidadania vai orientar os seus diretórios estaduais a começarem os seus processos de desmontagens das parcerias político-partidárias com os tucanos, porém, no papel ou juridicamente as federações partidárias regionais com os tucanos irão até março de 2026. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o presidente estadual do Cidadania, o empresário Alexandre Pereira, vai cortar os vínculos com o diretório estadual do PSDB nos próximos dias. Alexandre Pereira vai reorganizar os diretórios municipais do Cidadania sem as parcerias político-partidárias com os tucanos alencarinos. Vai ser uma espécie de autonomia parcial do diretório estadual do Cidadania até o final da federação partidária desta agremiação partidária com o PSDB pelo o TSE no início de 2026. 




O presidente estadual do Cidadania, o empresário Alexandre Pereira, já previa o fim prematuro ou o fim parcial da federação partidária a nível nacional, entre a sua agremiação partidária e a agremiação partidária tucana para o sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, no final do ano de 2023. 


A Consultoria LCFB tem uma relação de excelente convivência com o presidente estadual do Cidadania, o empresário Alexandre Pereira, há muito tempo. A Consultoria LCFB defende a tese de uma abertura do diálogo político-eleitoral entre o diretório nacional do Cidadania e o diretório nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), para a formação de prováveis palanques regionais espontâneos entre as duas agremiações, pois não será ainda a construção de nova federação partidária para as eleições 2026.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 




quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Feliz 2025 da Consultoria LCFB e do Blog do Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

 




A Consultoria LCFB deseja ótimo início de ano aos seus associados e clientes. Venha ser nosso associado no decorrer do ano de 2025.


O Blog do Luíz Cláudio Ferreira Barbosa deseja um ótimo início de ano aos seus leitores. No decorrer de 2025 vamos aumentar o número de vídeos apresentados junto aos artigos.


Teremos o retorno do canal do YouTube do sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, nos próximos dias.




Anexo:


O próximo relatório da Consultoria LCFB sairá nos próximos dias. Para adquirir o relatório na íntegra, seguem os contatos da Consultoria LCFB:


Whatsapps - (85) 991027615 / (85) 996522716.


O e-mail comercial: consultorialcfb@terra.com.br


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB