sábado, 29 de novembro de 2025

Ciro Gomes e o embuste político-partidário: Aécio Neves



A Consultoria LCFB sempre classificou a ida do ex-ministro Ciro Gomes para o diretório estadual do PSDB, como grande erro político-eleitoral, todavia, o ninho tucano à nível nacional é uma sequência de contradições que desafiam o bom senso. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defendia a tese da filiação do ex-ministro Ciro ao Progressistas (PP), em detrimento da sua provável filiação ao PSDB. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita na pré-candidatura de Ciro Gomes para o cargo de vice-presidente numa chapa majoritária com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou com o governador Ratinho Júnior (PSD).


A Consultoria LCFB classificou, no seu último boletim aos clientes, que a chegada do deputado federal Aécio Neves na presidência nacional do PSDB é literalmente uma ducha de água fria na postulação presidencial do ex-ministro Ciro Gomes. Ocorre então um esvaziamento do discurso de renovação tucana, como também de qualquer tentativa de defesa da ética e da moralidade para opinião pública desta agremiação partidária. 




O eleitorado direitista antipetista que não é bolsonarista, já foi em algum momento simpatizante das candidaturas presidenciais tucanas, mas teve um rompimento político-eleitoral sem volta. O PSDB não é uma alternativa política-eleitoral para o antipetismo à nível nacional. 


A probabilidade de uma revoada de tucanos no primeiro semestre de 2026, é algo muito provável. O futuro presidente nacional do PSDB, o deputado federal Aécio Neves, é um impedimento político-eleitoral natural para a postulação ao cargo de vice-presidente do ex-ministro Ciro Gomes, no pleito eleitoral de 2026.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 







Nenhum comentário:

Postar um comentário