terça-feira, 1 de outubro de 2024

Evandro Leitão nunca precisou de Luizianne Lins? O neopetismo fortalezense



A candidatura a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT), do deputado estadual Evandro Leitão, poderá ter um desempenho no fim do primeiro turno de 2024, com mais de 30% dos votos válidos, num feito político-eleitoral semelhante a candidatura a chefe do executivo da capital cearense, do ex-deputado federal Inácio Arruda (PC do B), no primeiro turno do pleito eleitoral de 2000. Evandro Leitão conseguiu, através de uma frente ampla conservadora-liberal ou centrão local (MDB, Progressistas, Republicanos e PSD), a quase consolidação da sua ida para o segundo turno do pleito eleitoral deste ano, com a participação da esquerda local: PT, PC do B, PV e PSB).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, não esperava o colapso da candidatura à reeleição do prefeito de Fortaleza, o pedetista-cirista José Sarto, pois o vazio político-eleitoral foi ocupado pela candidatura a prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT) do Evandro Leitão, nos bairros periféricos da capital cearense. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que Evandro Leitão representa o modelo político-administrativo do ministro Camilo Santana (PT) e do governador, Elmano de Freitas (PT), no Governo Estadual que pode transformar a administração pública da prefeitura de Fortaleza numa sucursal do lulopetismo cearense. 




A Consultoria LCFB acredita que o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT, do deputado estadual Evandro Leitão, vai manter a essência política-ideológica da sua frente ampla partidária de centrão local em detrimento do discurso identitário do grupo político da deputada federal Luizianne Lins (PT), pois o próprio (Evandro Leitão) vai tentar atrair os antigos partidos aliados do prefeito José Sarto (PDT) num eventual segundo turno: Avante, Agir 36, PRD, Podemos, PMN 33 e Solidariedade. Evandro Leitão novamente não irá cortejar o grupo político de Luizianne Lins.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário