O governador Elmano de Freitas (PT) perdeu uma grande oportunidade de diminuir o número de autarquias do Governo Estadual, como também a redução dos cargos comissionado-terceirizados na sua reforma administrativa, para a acomodação de oligarquias políticas. É uma reedição do modelo administrativo estadual dos coronéis durante a vigência do regime militar (1964-1985): César Cals (Arena), Adauto Bezerra (Arena) e Virgílio Távora (PDS).
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o governador Elmano de Freitas (PT) vai direcionar os principais recursos financeiros do Governo Estadual para os pequenos municípios cearenses entre 5 mil habitantes até 20 mil habitantes. O neopetismo cearense ficou mais fisiológico e dependente das famílias tradicionais do interior do Ceará: Ferreira Gomes, Domingos, Bismarcks, Albuquerques e outras. É o neofisiologismo organizado pelo partido-estado sob a tutela do Partido dos Trabalhadores (PT), como era feito pela Arena-PDS (1964-1985) na distribuição dos cargos do Governo Estadual às famílias das oligarquias regionais: Cals, Bezerras, Távoras e outras.
A Consultoria LCFB chamará atenção no seu próximo relatório aos clientes para o fato de que entre os setores produtivos e empreendedores da sociedade civil organizada, nos seus movimentos horizontais ou sem as representações das suas entidades política-institucionais haverá o crescimento do sentimento político-eleitoral de rejeição a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT) no pleito eleitoral de 2026.
A Consultoria LCFB defende a tese de que o governador Elmano de Freitas (PT) compreendeu que não vai agradar aos setores urbanos organizados nos médios e grandes municípios cearenses. É praticamente um suicídio político-eleitoral, pois literalmente vai jogar uma parte do eleitorado progressista não lulopetista para dialogar com a frente ampla de centro-direita radical antipetista no pleito eleitoral de 2026. Haverá uma sequência deste artigo.
Anexo:
O próximo relatório da Consultoria LCFB sairá nos próximos dias. Para adquirir o relatório na íntegra, seguem os contatos da Consultoria LCFB:
Whatsapps - (85) 991027615 / (85) 996522716.
O e-mail comercial: consultorpolitico@terra.com.br
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário