O único ponto comum das oposições cearenses é o discurso ideológico antipetista. A campanha para as duas vagas, em disputa no total de três vagas ao Senado da bancada cearense, terá os pré-candidatos oposicionistas num tom de discurso agressivo ao petismo como modelo administrativo a nível estadual.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que o neopetismo, sob a coordenação do governador Elmano de Freitas (PT), se tornou um modelo político-administrativo. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa fala numa simbiose entre os interesses do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores e os interesses financeiros do Governo Estadual, isso numa espécie informal de partido-estado.
A frente ampla conservadora-liberal de oposição política-eleitoral será provavelmente ainda bolsonarista ou pós-bolsonarista, porém, numa vertente ideológica de centro-direita radical antipetista, com a sua retórica ideológica contra o modelo administrativo estadual neopetista, em detrimento do discurso ideológico anti-lulista, com bastante eco digital nos médios e grandes municípios cearenses.
O ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) precisa atrair uma parcela significativa do eleitorado bolsonarista para a sua pré-candidatura ao Senado, mas, somente através de um discurso antipetista convincente nos próximos meses.
A deputada federal Priscila Costa (PL) vai fazer um discurso de defesa do legado político-administrativo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo a principal opção como pré-candidata ao Senado do Partido Liberal da seção cearense no pleito eleitoral de 2026 a nível estadual. Priscila Costa vai manter também um discurso antipetista ou contra a cultura woke.
A Consultoria LCFB acredita que o vereador eleito do município de Fortaleza, o empresário Marcelo Mendes (PL), será pré-candidato ao cargo de senador, contra a pré-candidatura do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) para o cargo de senador e que conta com o apoio do presidente Lula e da cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário