quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Elmano de Freitas e Evandro Leitão precisarem de Acilon Gonçalves e de Júnior Mano

 



O governador Elmano de Freitas (PT), após uma queda de braço com o senador Cid Gomes (PSB) sobre o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Cear, indicou o deputado estadual, Romeu Aldigueri (PDT), como o presidente da mesa diretora do biênio 2025-26 na Assembleia Legislativa do Ceará. Fato que marca o surgimento do elmanismo sem Camilo Santana-Cid Gomes. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o governador Elmano de Freitas (PT) vai ampliar a participação do grupo político-administrativo do prefeito de Eusébio, o médico Acilon Gonçalves (PRD), e do deputado federal Júnior Mano (PL) no Governo Estadual após a reforma administrativa no início do próximo ano. Temos o surgimento do centrismo conservador moderado pró-Elmano de Freitas (PT). 


O futuro prefeito de Fortaleza, o deputado estadual Evandro Leitão (PT) tem uma enorme gratidão pelo prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PRD), e o deputado federal Júnior Mano (PL) por terem trazido aproximadamente 40 mil votos dos bairros periféricos da capital cearense para o candidato petista no final do segundo turno. Evandro Leitão vai acomodar esse grupo de centro-direita (Acilon Gonçalves & Júnior Mano) no primeiro escalão da prefeitura de Fortaleza a partir de janeiro de 2025. 


O grupo político-administrativo do Acilon Gonçalves e do Júnior Mano pode ser chamado de grupo político pêndulo, entre a centro-direita antipetista e a centro-direita favorável ao governador Elmano de Freitas (PT) na política cearense. Elmano de Freitas necessita de uma ponte com o eleitorado conservador moderado via o principal grupo pêndulo (Acilon Gonçalves & Júnior Mano) na política local. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o grupo político-administrativo do prefeito de Eusébio, o médico Acilon Gonçalves (PRD), e o deputado federal Júnior Mano (PL) comecem uma negociação com a direção nacional do Avante ou com a direção nacional do Podemos. A ida para o Partido Democrático Trabalhista (PDT) secção cearense também não pode ser descartada nos próximos dias. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 







Nenhum comentário:

Postar um comentário