terça-feira, 26 de novembro de 2024

A Direita Cearense ainda será Bolsonarista? Sim




O bolsonarismo ainda é a força dominante da direita cearense sendo representada pelo deputado federal André Fernandes (PL). A direção estadual do Partido Liberal (PL) vai manter o discurso de unidade em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro nos próximos dias. A direita cearense não bolsonarista deve se aproximar do governador de Goiás, o ex-senador Ronaldo Caiado: o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) e o senador Eduardo Girão (PL). 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que haverá uma redução do papel de liderança política-eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perante o eleitorado direitista brasileiro para o pleito eleitoral presidencial de 2026.Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita que o eleitorado direitista brasileiro entrou num processo político-ideológico de aproximação com a centro-direita moderada (Republicanos, MDB, Progressistas, PSD e MDB). A onda antipetista deverá ser mais intensa nas eleições de 2026 na região do nordeste, independente da crise de imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


A Consultoria LCFB defende a tese de que a deputada federal Priscila Costa (PL) e o vereador fortalezense, o empresário Marcelo Mendes (PL), irão apresentar uma série de críticas a candidatura do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) para o cargo de senador pelo Ceará, pois será uma pauta política-eleitoral positiva para o eleitorado direitista cearense. Isso irá literalmente manter uma coesão orgânica no campo ideológico conservador alencarino antipetista.


A Consultoria LCFB defende a tese de que o petismo cearense é por natureza anti-Cid Gomes (PSB), então, não é muito interessante a deputada federal Priscila Costa (PL) e o vereador fortalezense, Marcelo Mendes (PL), abrirem uma frente anti-Cid Gomes (PSB). É mais interessante deixar o petismo cearense criar o movimento político-eleitoral contrário à reeleição do senador Cid Gomes (PSB) para o pleito eleitoral de 2026.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário