domingo, 24 de novembro de 2024

Camilo Santana e Elmano de Freitas e o fator Eunício Oliveira - MDB Cearense

 



O governador Elmano de Freitas (PT) fez do deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT)  o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará no biênio 2025-2026. Elmano de Freitas deverá começar a construir uma frente ampla partidária para a sua reeleição no pleito eleitoral de 2026, todavia, o seu núcleo político-eleitoral será o Partido dos Trabalhadores (PT) e o MDB (Eunício Oliveira).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, lembra que no pleito eleitoral de 1994, o núcleo político tucano do ex-governador Tasso Jereissati (1987-1991) e do ministro da Fazenda naquele ano (1994), o ex-governador Ciro Gomes (1991-1994), já trabalhavam a eleição do deputado federal Sérgio Machado (PSDB), com a provável reeleição do senador Mauro Benevides (MDB), porém, a candidatura ao Senado do vice-governador Lúcio Alcântara (PDT), se tornou irreversível , com isso fizeram a dobradinha política-eleitoral Lúcio Alcântara (PDT) e Sérgio Machado (PSDB) que tirou a reeleição do senador Mauro Benevides (MDB) , e também a reeleição do senador Cid Carvalho (MDB).


O governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro Camilo Santana (PT) vão lançar o deputado federal José Nobre Guimarães (PT) para o cargo de senador no pleito eleitoral de 2026. Camilo Santana sabe que a pré-candidatura ao Senado do José Nobre Guimarães não é mobilizadora de votos como foi a candidatura ao Senado do Sérgio Machado no pleito eleitoral de 1994, em síntese vai precisar de um companheiro de chapa majoritária com forte capital político-eleitoral: o deputado federal Eunício Oliveira (MDB). 


O governador Elmano de Freitas (PT) sabe que poderia contar com o presidente estadual do MDB, o deputado federal Eunício Oliveira, na sua chapa majoritária para reeleição, pois o parlamentar emedebista deve ser o pré-candidato ao Senado. É praticamente um consenso político-eleitoral a aliança estadual entre o PT e o MDB a nível estadual.


A Consultoria LCFB defende a tese de que o fator Eunício Oliveira - MDB cearense já está no cálculo político-eleitoral do ministro Camilo Santana (PT), como o puxador de voto numa parceria política-eleitoral, para tornar a pré-candidatura do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) mais competitiva ao Senado no pleito eleitoral de 2026. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário