segunda-feira, 31 de maio de 2021

Roberto Cláudio e a Neutralidade Política-Eleitoral / Cirismo Realista

 



O ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, nos últimos meses está muito ausente da política cearense, numa espécie de auto-exílio, porém, foi uma decisão consensual entre o mesmo e o ex-ministro Ciro Gomes e a cúpula estadual do PDT. Roberto Cláudio deixou um grande vácuo político-administrativo, assim como uma instabilidade, na sua pré-candidatura ao Governo Estadual, no próximo ano. O ex-prefeito de Recife, Geraldo Júlio, saiu do executivo municipal e foi direto para uma secretária na área econômica do Governo de Pernambuco, com aval da executiva nacional e regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Geraldo Júlio é pré-candidato ao cargo máximo do executivo estadual, com apoio do PT e do PSB.

 

O ex-presidente Lula já declarou apoio a pré-candidatura do ex-prefeito de Recife, Geraldo Júlio, e sua postulação ao governo de Pernambuco, numa coligação partidária, com a presença do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores. Lula vai lançar uma candidatura ao Governo do Estado do Ceará, numa frente partidária nitidamente anti-Ciro Gomes, onde o principal articulador, dessa candidatura local, será o ex-senador Eunício Oliveira (MDB), pois o mesmo é inimigo aberto do grupo político dos Ferreira Gomes. O diretório cearense do Partido dos Trabalhadores vai lançar uma candidatura à sucessão do atual governador, Camilo Santana, em detrimento do palanque pedetista-cirista. O ex-prefeito Roberto Cláudio não tem o apoio do ex-presidente Lula e nem do ex-ministro Ciro Gomes, à sua pré-candidatura ao poder executivo estadual. 

 


As oposições conservadoras pró-Jair Bolsonaro atacaram os ex-prefeitos nordestinos, em relação ao combate ao Covid-19, no ano passado, nos municípios de Fortaleza e Recife. A Frente Popular Pernambuco (PT-PSB e PC do B) saiu em defesa do ex-prefeito de Recife, o secretário estadual Geraldo Júlio, contra as críticas das oposições pernambucanas, no caso específico da compra dos respiradores. O ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, saiu em defesa de si mesmo contra as críticas da frente partidária wagnerista-bolsonarista (PROS-PODE), no caso específico do Hospital de Campanha do Presidente Vargas, no ano passado. O condomínio político-administrativo do senador Cid Gomes (PDT) mantém certa distância do ex-prefeito Roberto Cláudio, enquanto, apresenta um comportamento inverso no campo eleitoral ao deputado federal, Mauro Filho (PDT), nos primeiros cinco meses deste ano.

 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) nunca escondeu, desde 2019, qual seria o seu candidato para prefeito de Fortaleza, no pleito eleitoral de 2020, na figura do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual José Sarto (PDT). Ciro Gomes tem também uma preferência  pelo deputado federal, Mauro Filho (PDT), porém o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) tem o apoio da base aliada do governador Camilo Santana (PT) e do senador Cid Gomes (PDT), numa eventual disputa no diretório estadual do PDT, para o cargo de candidato a chefe do executivo do Governo Estadual.



O PDT e o PT não terão uma candidatura comum para  o governo do Ceará, com isso teremos dois palanques distintos, no primeiro turno de 2022.

 

               Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 









Nenhum comentário:

Postar um comentário