A popularidade do presidente Lula (PT) começa a perder capital político-eleitoral no seu eleitorado mais fiel, nas últimas duas décadas (2003-2025). O perfil socioeconômico do novo ex-lulista:
- Sexo Feminino
- Católico
- Ensino Fundamental ou Ensino Médio
- Morador do Nordeste e Morador do Sudeste
- Renda entre zero até cinco salários-mínimos
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o cansaço do cidadão-eleitor lulista de perfil econômico e de perfil social conservador-liberal, contudo de perfil religioso católico, começa o processo de ir em direção ao polo anti-lulista no campo ideológico da direita.
O analista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que somente o polo político-eleitoral progressista brasileiro é uma parte diminuta de setores conservadores, na sua maioria na região Nordeste da sociedade civil, ainda são fiéis eleitores pró-Lula. Representa um pouco acima do seu eleitorado cativo na década de 1990 do século passado.
A Consultoria LCFB defende a tese de que a pesquisa estimulada da Genial-Quaest já havia demonstrado o começo da debandada do eleitorado lulista conservador não petista, porém, a pesquisa estimulada do Atlas Intel já traduziu em números negativos a debandada do eleitorado cativo pró-Lula de perfil socioeconômico conservador-liberal e católico.
A pesquisa estimulada do Datafolha trouxe o cansaço do cidadão-eleitor lulista conservador com o presidente Lula (PT), como também mostra um profundo desencanto com o modelo político-administrativo do Governo Federal. A Consultoria LCFB defende a tese de que o contingente do eleitorado antipetista no Ceará vai crescer nos próximos dias.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário