terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Cid Gomes se tornou algoz do Ciro Gomes? Não!

 



O senador Cid Gomes (PSB) é descrito pela imprensa cearense sob controle do Governo Estadual como o responsável político-eleitoral pelo esvaziamento do grupo político-partidário do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Cid Gomes nunca vai romper com Ciro Gomes por três motivos: Ivo Gomes, Lia Gomes e Lúcio Gomes.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, no último boletim aos clientes da Consultoria LCFB defende a tese do distanciamento do senador Cid Gomes (PSB) em relação ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT), todavia, não haverá a cisão em duas alas do grupo político-familiar Ferreira Gomes. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita que o elo sanguíneo fala mais alto que a lealdade de parte do clã Ferreira Gomes ao lulopetismo cearense.


A Consultoria LCFB, no seu próximo relatório aos clientes, defende a tese de que a liderança política-eleitoral do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vai recuperar terreno em relação ao lulopetismo local nos pequenos municípios, pois o eleitorado conservador católico num primeiro momento vai se distanciar do presidente Lula (PT) para refazer uma precária aliança oposicionista conservadora-liberal com o Ciro Gomes (PDT). 


O partido-poder (Partido dos Trabalhadores) vai atacar simultaneamente o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o senador Cid Gomes (PSB), pois é clã familiar ou grupo político-eleitoral com interesses comuns entre os seus participantes; a família Ferreira Gomes como principal força da política cearense. 


A Consultoria LCFB acredita que os índices eleitorais do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) a nível nacional e também a nível estadual não serão nada desprezíveis numa mesa de negociação sob a liderança política-eleitoral do senador Cid Gomes (PSB) e numa discussão com a seguinte dupla: Elmano de Freitas (PT) e Camilo Santana (PT).


Anexo:


O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o deputado federal, André Figueiredo (CE), vai iniciar o processo de participação da sua agremiação partidária na federação partidária nacional lulopetista (PT, PC do B e PV) nos próximos dias. André Figueiredo avisou que o trabalhismo pró-Lula local vai apoiar a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), no pleito eleitoral de 2026.


O presidente nacional do Solidariedade 77, o deputado federal Paulinho da Força (SP), já se declarou praticamente fora da base aliada do Governo Federal. O grupo político-partidário do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e do ex-prefeito fortalezense, o médico Roberto Cláudio (PDT), já tem uma opção partidária a nível estadual.


Lembrete - O senador Cid Gomes (PSB) disse que apoiaria a candidatura do seu irmão mais velho (Ciro Gomes) a Câmara Alta (Senado) no pleito eleitoral de 2026.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário