domingo, 28 de novembro de 2021

Sérgio Moro e a Classe Média

 




Os setores sociais conservadores com ideário econômico liberal da classe média, já começam a identificar o potencial político-eleitoral da pré-candidatura presidencial do ex-ministro Sérgio Moro (PODE). Sérgio Moro tem apoio de vários grupos de pressão do mercado financeiro e da imprensa tradicional, com uma grande rede de ativistas digitais. O Podemos é a agremiação partidária do ex-ministro Sérgio Moro, que tem capacidade em médio prazo para construir uma federação partidária competitiva, para o pleito eleitoral de 2022.  

 

As classes médias tradicionais dos grandes centros urbanos  foram às ruas contra os últimos presidentes da República: Dilma Rousseff (2011-2016) e Michel Temer (2016-2018). O atual chefe do executivo do Governo Federal, Jair Bolsonaro, não sofreu as manifestações espontâneas da classe média, porém, não tem mais o apoio maciço dessa classe da sociedade brasileira. A blogosfera ou mundo digital é a nova praça pública das manifestações dos descontentamentos das classes médias, nos próximos meses antecede o período pré-eleitoral de 2022.  

 

O ex-presidente Lula (PT) mantém uma base política-eleitoral muito envergonhada na classe média tradicional.  Lula sabe de sua alta rejeição entre os eleitores com nível superior e com renda acima de cinco salários mínimos, assim como moradores dos bairros nobres das cidades brasileiras, com populações acima de duzentas mil pessoas.  O lulopetismo deve centralizar as suas ações de comunicação nos dois extremos polos da sociedade civil: os mais pobres e os mais ricos. As classes médias nunca vão estar  no radar político-eleitoral do ex-presidente Lula e da equipe de marketing do Partido dos Trabalhadores. É algo plausível pelo sentimento anticorrupção dos estratos médios da sociedade brasileira.  

 

O ex-ministro Sérgio Moro (PODE) já tem a compreensão do movimento silencioso de parte do eleitorado da classe média tradicional brasileira, em apoio a sua candidatura presidencial. Sérgio Moro pode ser o nome inquestionável da terceira via, nas próximas pesquisas de opinião pública, nesse final de ano. Nas próximas semanas antes do final do ano, ainda vamos assistir a construção de uma base política e social de apoio à candidatura presidencial do Podemos, com certa perspectiva de adesão de lideranças políticas de maneira individualizada ao palanque do ex-ministro, Sérgio Moro, perante as classes médias brasileiras.     

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é consultor político  



 

 

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