segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Dr. Cabeto e o Empoderamento da Sociedade

 



A entrevista do ex-Secretário de Saúde do Estado , Dr.Cabeto, publicada em O POVO neste domingo, tem suas peculiaridades. Além de uma análise da gestão à frente da Secretaria de Saúde do Estado, sua conversa com o jornalista Henrique Araújo guarda um simbolismo: Cabeto tem um pensamento político claro, compreende a função social da gestão pública e entende como poucos a importância do empoderamento da sociedade no processo político moderno. 

Analisando seus dois anos e sete meses à frente da SESA, percebe-se o legado positivo que deixou, mesmo em tempos de enfrentamento da pandemia. E por falar nisso, o que seria dos cearenses na pandemia se não fossem a liderança, inteligência e coragem de Cabeto, diante de tantas pressões externas e internas? Sua gestão foi marcada por ruptura, zelo pela coisa pública e foco - esse na modernização do sistema de saúde do Estado. Foi, viu e venceu.

Mas, se o aspecto técnico de Cabeto está testado e aprovado com a gestão da SESA, um fato novo se apresenta na entrevista: seu transparente pensamento político. Quem tiver a curiosidade de ler a entrevista - e acho ser importante essa leitura, conhecerá um outro lado do médico, que já conseguiu obter reconhecimento profissional local e nacionalmente.

Dr. Cabeto sabe com firmeza se colocar diante da necessidade de um debate mais aprofundado sobre um projeto para o Estado, e explicita sua crítica à discussão de candidato "A" ou "B", em detrimento de um projeto, por exemplo, de combate à pobreza, de redução do fosso social que se ampliou durante a pandemia.

Importante destacar a entrevista de Dr. Cabeto para o debate da política cearense, diante da necessidade permanente de renovação. Renovação não apenas de nomes, mas de projetos. Suas ideias devem ser consideradas e seus valores éticos e técnicos podem contribuir em muito para uma tão sonhada melhoria do debate e do ambiente de nossa política. Caberá à sociedade aprofundar essa discussão, influenciando na qualidade de nossa política e nas escolhas dos partidos. Empoderamento da sociedade, Já! 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político



Nenhum comentário:

Postar um comentário