O prefeiturável Capitão
Wagner (PR) praticamente fará uma campanha majoritária no Horário Eleitoral
Gratuito de Rádio e Televisão, com outras publicações nas principais redes
sociais: facebook, twitter, whatsApp. Capitão Wagner não tem recursos
financeiros para manutenção de várias equipes de ativistas nas ruas e nos
bairros de Fortaleza. A publicidade digital é o ponto forte da campanha
republicana.
O palanque da coligação
do prefeiturável Capitão Wagner (PR) é muito pequeno para acomodar também os candidatos a vereadores, com isso a
preferencia pelas caminhadas nas comunidades. Capitão Wagner não deverá
aumentar o ritmo da campanha de rua. O núcleo da campanha republicana vai investir
na militância digital, como única alternativa para atingir um grande número de
eleitores, sem a necessidade de muitos comícios ou contratações de ativistas e
carros de som.
As últimas campanhas
eleitorais aos cargos legislativos (vereador (2012) - deputado estadual (2014) já
se mostraram eficazes nas redes sociais, como propagadores do nome e número do
Capitão Wagner entre os seus prováveis eleitores. A campanha majoritária para prefeito de
Fortaleza nunca foi quase que praticamente feita na área midiática, mas há o
fato novo do aumento da capacidade de comunicação na era digital, coisa não
muito presente nos últimos pleitos eleitorais.
É notório o crescimento
da apatia do cidadão-eleitor para a tradicional campanha feita nas ruas de
Fortaleza. O mais impressionante é que há vida no mundo digital, no quesito
discursão da sucessão municipal de Fortaleza, com calorosas manifestações dos
ativistas e simpatizantes dos diversos candidatos. Eu acredito que as próximas
pesquisas eleitorais vão revelar o êxito da campanha de rua do prefeiturável
Roberto Cláudio (PDT) e também o resultado positivo da campanha de mídia social
do prefeiturável Capitão Wagner (PR). Qual dos dois estilos de campanha irá se
revelar mais produtivo nas próximas pesquisas eleitorais? Caso seja a campanha
do candidato republicano, será comprovado o sucesso do seu estilo midiático. Assista o vídeo:
Luiz Cláudio Ferreira
Barbosa, sociólogo e consultor político
Sexta-feira, 02 de
Setembro de 2016
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