sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Ciro Gomes e o limite do ninho tucano


 



A Consultoria LCFB defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) constrói um palanque de plataforma virtual, para ecoar o seu discurso de contraponto ao governador Elmano de Freitas (PT). Ciro Gomes faz parte de uma centro-direita antipetista, contudo, ainda sem a concretização de uma frente partidária, mas, apenas um conjunto de lideranças antipetistas. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) procura se adaptar ao papel de liderança estadual em detrimento da sua liderança nacional, e após o seu grupo político perder a prefeitura de Fortaleza e a saída dos ciristas do diretório estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ciro Gomes acumula uma série de desgastes na área política-eleitoral. 


A Consultoria LCFB vê o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) como a principal voz crítica de centro-direita antipetista no Ceará, porém, não é bolsonarista, como era o a posição política-eleitoral do ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), perante o eleitorado cearense. Ciro Gomes começa a sinalizar uma pré-candidatura ao Governo Estadual. 


A entrada do ex-ministro Ciro Gomes no diretório estadual do PSDB tinha a finalidade de apenas prestigiar o ex-senador Tasso Jereissati, pois o ninho tucano tem uma estrutura partidária precária a nível estadual. Ciro Gomes precisa da adesão do diretório estadual do Partido Liberal (PL) e da federação partidária local entre o União Brasil e o Progressistas. 


A Consultoria LCFB acredita na transformação da estrutura do PSDB local numa espécie de partido plataforma. 


A estrutura de um partido plataforma é toda direcionada para as redes sociais, como uma espécie de fórum permanente digital de críticas ao Governo Estadual. É mantida a estrutura oficial ou estrutura hierarquizada de uma agremiação partidária tradicional, contudo, a militância digital não é obrigada a ser filiada ao ninho tucano. 


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acompanha a mutação político-eleitoral do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), pois o próprio se retira de uma agenda política nacional para uma agenda política estadual. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa classifica a liderança do Ciro Gomes como uma tentativa de organização mínima da centro-direita antipetista cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 



Nenhum comentário:

Postar um comentário