sexta-feira, 16 de maio de 2025

Elmano de Freitas e o fator neutro: Cid Gomes e Júnior Mano

 


O governador Elmano de Freitas (PT) começa a calcular o tamanho do estrago político-administrativo da crise do INSS - Ministério da Previdência na popularidade do presidente Lula (PT), perante a opinião pública cearense. Elmano de Freitas literalmente pode se inviabilizar na região metropolitana de Fortaleza na sua tentativa de reeleição no próximo ano.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, não acredita que o senador Cid Gomes (PSB) venha ajudar a estabilização política-eleitoral do governador Elmano de Freitas (PT), nesse novo cenário de crise institucional do presidente Lula (PT), no eleitorado cearense neste primeiro semestre de 2025. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa vê um inchamento do PSB cearense via o Governo Estadual, pois não é fruto de um planejamento ou estratégia do senador Cid Gomes (PSB), mas apenas a criação de uma legenda alternativa para os aliados que não podem ir para o Partido dos Trabalhadores (PT). 


A Consultoria LCFB nos seus últimos boletins aos clientes vem chamando atenção da reação tardia do governador Elmano de Freitas (PT), em compreender a diminuição de sua base aliada no tocante a perda de agremiações partidárias para a sua coligação majoritária, na sua tentativa de reeleição, no próximo ano:


- A fusão entre o PSDB com o Podemos (Aliado do Elmano de Freitas).

- A federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas (Aliado do Elmano de Freitas).

- A direção nacional do MDB e a direção nacional do Republicanos vão criar uma federação partidária. Ambas as agremiações partidárias são aliadas do governador Elmano de Freitas (PT) na política cearense.

- A direção nacional do Solidariedade vai participar de uma federação partidária com o PSDB-PODEMOS. Há chance de que o Solidariedade deixe de ser aliado do governador Elmano de Freitas (PT).


O governador Elmano de Freitas (PT) somente tem interesse na candidatura à reeleição do senador Cid Gomes (PSB), na sua chapa majoritária no pleito eleitoral de 2026. Elmano de Freitas sabe que a pré-candidatura ao Senado do deputado federal, Júnior Mano (PSB), não é defendida pela direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e não agradaria aos seus principais aliados: MDB (Eunício Oliveira), Republicanos (Chiquinho Feitosa) e Progressistas (José Albuquerque). 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o senador Cid Gomes (PSB) e o deputado federal, Júnior Mano (PSB), não têm capital político-eleitoral para o governador Elmano de Freitas (PT) na região metropolitana de Fortaleza, em contrapartida o chefe do executivo do Governo Estadual não depende da dupla socialista (Cid Gomes e Júnior Mano) para conquistar o eleitorado do interior cearense. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário