segunda-feira, 14 de abril de 2025

Cid Gomes e o pós-bolsonarismo socialista: Júnior Mano e Martha Gonçalves (Acilon Gonçalves)

 




O senador Cid Gomes trouxe para os quadros do Partido Socialista Brasileiro (PSB) secção cearense o deputado federal, Júnior Mano, e a deputada estadual Martha Gonçalves (Esposa do Acilon Gonçalves). Júnior Mano deixa bem claro que não saiu brigado com o presidente nacional do Partido Liberal, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, de quem é muito amigo.


O sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que a principal preocupação do senador Cid Gomes (PSB) é a recondução da sua irmã e deputada estadual, Lia Gomes (PSB), para Assembleia Legislativa do Ceará. Num segundo momento Cid Gomes vai indicar o seu irmão e ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), como pré-candidato a primeiro suplente da pré-candidatura ao Senado do deputado federal Júnior Mano (PSB), no pleito eleitoral do próximo ano.


A Consultoria LCFB defende a tese de que no caso hipotético da eleição do deputado federal, Júnior Mano (PSB), para o cargo de senador, o mandato seria compartilhado com o ex-prefeito sobralense, Ivo Gomes (PSB), com isso uma ponte direta com o Palácio do Planalto independente do presidente de plantão: Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou Lula (PT). 



A Consultoria LCFB identificou que o senador Cid Gomes (PSB) compreendeu a necessidade de dialogar eleitoralmente com parte do eleitorado de direita moderada antipetista via a dupla pós-bolsonarista Júnior Mano e Martha Gonçalves (Acilon Gonçalves). Cid Gomes foi derrotado por uma onda popular-conservadora no último pleito eleitoral de Sobral, contudo, o próprio (Cid Gomes) notou o papel de Júnior Mano e Acilon Gonçalves na vitória do neopetista Evandro Leitão no pleito eleitoral de Fortaleza do ano passado. 


O eleitorado cirista não cidista da região norte cearense é diminuto, todavia, muito importante para o senador Cid Gomes (PSB) não ficar dependente do eleitorado lulopetista anti-Ciro Gomes e não simpatizante politicamente com o próprio (Cid Gomes). 


A ala cidista pós-bolsonarista no Partido Socialista Brasileiro (PSB) sob a liderança política-eleitoral do senador Cid Gomes (PSB) e do deputado federal, Júnior Mano (PSB), é uma aliança a nível estadual benéfica aos dois grupos para o pleito eleitoral de 2026. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é analista político 


Nenhum comentário:

Postar um comentário