O governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) presente no ato pró-anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital do estado do Rio de Janeiro no dia 16 de março de 2025, começou a reconstruir a direita moderada pós-bolsonarista. Tarcísio de Freitas vai garantir o apoio do presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab (SP), ao projeto de anistia aos envolvidos no dia 08 de janeiro de 2023 no Congresso.
O governador mineiro Romeu Zema (Novo) tomou para si a iniciativa de representar a nível nacional o Antilulismo perante os principais veículos de comunicação. Romeu Zema usou o mesmo palanque político-administrativo do qual participava o presidente Lula (PT) em solo mineiro para fazer um comparativo de sua administração pública estadual em relação à atual administração pública federal representada pelo lulopetismo.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai remodelar o perfil socioeconômico do Centrão que orbita na sua zona de influência: Republicanos e PSD. Tarcísio de Freitas será um crítico mordaz dos malefícios econômicos da inflação dos alimentos perante a população de baixa renda.
A Consultoria LCFB defende a tese de que o governador mineiro Romeu Zema (Novo) pode atrair alguns setores da alta classe média nacional para a sua pré-candidatura presidencial em 2026. Romeu Zema tomará um posicionamento mais radicalizado em relação a figura administrativa do presidente Lula (PT), e é bem provável que tenha bom desempenho nas próximas pesquisas estimuladas para a presidência da República.
O governador Elmano de Freitas (PT) vai isolar cada vez mais as seguintes agremiações partidárias da estrutura administrativa do Governo Estadual: Republicanos e PSD. Elmano de Freitas compreende o processo natural do Republicanos e do PSD não serem seus aliados pela questão nacional, no seu palanque político-eleitoral de reeleição do próximo ano.
O governador mineiro Romeu Zema (Novo) deverá ter bom desempenho perante alguns setores da alta classe média fortalezense.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é analista político
Nenhum comentário:
Postar um comentário