domingo, 31 de agosto de 2014

Artigo no PoliticaBook - Marina Silva e a Classe Média Tradicional Brasileira

Artigo que foi publicado no Portal PoliticaBook. Domingo, 31 de agosto de 2014. Titulo: Marina Silva e a Classe Média Tradicional Brasileira
http://www.politicabook.com/profiles/blogs/marina-silva-e-a-classe-m-dia-tradicional-brasileira

A presidenciável Marina Silva (PSB) tem apoio de setores organizados da classe média tradicional brasileira, de acordo com a última pesquisa do Datafolha-Folha de São Paulo. Na região Sudeste onde é muito forte a presença da classe média tradicional, com renda acima de 20 salários mínimos e nível superior completo, os dados da pesquisa de opinião pública do Datafolha: Marina tem 35% dos votos, Dilma 26 % e Aécio 19%.

Na região Sul onde temos o segundo maior contingente da classe média tradicional, os números da pesquisa Datafolha – Folha de São Paulo: Dilma e Marina têm 32% contra 18% de Aécio. O resultado dos entrevistados da pesquisa de opinião do Datafolha com ensino superior: Marina tem 43% das intenções, contra 23% para Aécio e 22% de Dilma. No fundamental, Dilma tem 44%, Marina 25% e Aécio, 12%.

Nas Regiões Metropolitanas das capitais e dos grandes municípios brasileiros, com mais de 200 mil habitantes, onde fica concentrada uma enorme parcela da classe média brasileira tradicional, já identificamos o fenômeno do crescimento eleitoral da candidata socialista à presidência da República. De acordo com o último levantamento da pesquisa Datafolha, a presidenciável Marina Silva aparece com 37% das intenções de voto em cidades que fazem parte das Regiões Metropolitanas, contra 29% de Dilma e 14% de Aécio.

O eleitor marineiro tem outra característica bem interessante, é conservador no debate público das questões morais: Aborto e Casamento Gay. A pesquisa Datafolha-Folha de São Paulo por grupos religiosos (católicos, evangélicos pentecostais e espiritas), a presidenciável Marina Silva (PSB) tem um crescimento rápido para somente dez dias de campanha pública na sucessão presidencial. Entre os eleitores católicos, Dilma aparece com 38%, Marina com 30% e Aécio com 18%. Já para os evangélicos pentecostais, Marina é a preferida com 41%, Dilma 30% e Aécio, 11%. Já entre os espiritas, Marina tem 44%, Aécio com 21%, Dilma somente 14%.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor politico

O sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário