quinta-feira, 11 de abril de 2024

O Ato Político Verbal de Ciro Gomes para Camilo Santana - Janaina Farias

 





A Consultoria LCFB sempre defendeu a tese de que a saída da liderança política-institucional do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) como uma voz ativa da política nacional, com certeza teria efeito na política local, pois o próprio tentaria retornar a ser uma liderança regional popular-conservadora anti-petista. Ciro Gomes compreendeu que não conseguiria ser o anti-lulista da política cearense, todavia, tentará o posto da principal liderança anti-petista.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que o ataque verbal do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ao ministro Camilo Santana (PT) e a senadora Janaina Farias (PT) tem único propósito político-eleitoral de cooptação de setores dos conservadores cristãos cearenses e fortalezenses. 


O ex-ministro Ciro Gomes tem a intenção nítida de pauta para a baixa classe média cearense que tem perfil socioeconômico com renda entre dois salários até cinco salários mínimos, pois na maioria dos lares o controle principal das finanças é feita pela figura matriarca e a grande maioria dos seus membros têm o ensino médio e outra parte significativa possui ensino superior; no campo religioso, na sua maioria são cristãos conservadores (Católicos, Evangélicos e Espíritas), sendo em sua grande maioria moradores da Região Metropolitana de Fortaleza. Ciro Gomes usa o discurso ético-moralista de desqualificação da vida pessoal de Camilo Santana perante a opinião pública da baixa classe média cearense.


A Consultoria LCFB defende a tese de que o discurso pós-moralista do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) contra o ministro Camilo Santana (PT) e a senadora Janaina Farias (PT) faz parte de uma campanha midiática sofisticada de desmoralização do arquétipo do bom petista moderado, neste primeiro momento para a baixa classe média cearense, bem num estilo dos programas de discussões das vidas íntimas de celebridades e de subcelebridades. O discurso anti-petista sempre teve uma vertente forte na agenda moral cristã nos púlpitos frequentados pela baixa classe média.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 





Nenhum comentário:

Postar um comentário