sábado, 13 de abril de 2024

Jair Bolsonaro e a Direita Cearense Sem Conteúdo

 




A passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por Fortaleza, apenas pareceu uma procissão religiosa-política de reafirmação da pré-candidatura do deputado federal, André Fernandes, ao cargo de prefeito de Fortaleza, no pleito eleitoral de 2024, pelo diretório da capital cearense do Partido Liberal (PL). Jair Bolsonaro não trouxe nada de novo à campanha do André Fernandes, pois apenas movimentou a extrema-direita retrógrada fortalezense sem um elo plausível com os setores organizados da classe média tradicional local que são anti-petistas.



O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, mantém o seu posicionamento nos relatórios aos clientes da Consultoria LCFB de que a pré-candidatura a prefeito de Fortaleza do deputado federal, André Fernandes (PL), não tem um programa mínimo de governo para o maior município cearense, nas eleições de 2024. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que a maioria dos fortalezenses aprovam o modelo administrativo do período do ex-prefeito Roberto Cláudio (2013-2020), contudo, outra parte significativa da sociedade civil da capital cearense rejeita a figura do chefe do executivo de Fortaleza. 



A Consultoria LCFB acredita que o eleitorado conservador cristão pró-bolsonarista ainda dará um piso político-eleitoral de 9% e um teto político-eleitoral de 14% a pré-candidatura do deputado federal André Fernandes (PL) para prefeito de Fortaleza de acordo com a consulta eleitoral do Paraná Pesquisa, no final do mês de março deste ano, na capital cearense. 



A tendência natural é o escoamento de parte desse eleitorado conservador cristão para a candidatura do ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), para prefeito de Fortaleza, como uma resposta ao crescimento da perspectiva da candidatura a prefeito de Fortaleza do neopetismo, com o deputado estadual Evandro Leitão (PT), indo ao segundo turno contra a candidatura de centro-direita do União Brasil (Capitão Wagner).



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 






Nenhum comentário:

Postar um comentário