domingo, 8 de junho de 2025

Roberto Cláudio no União Brasil - A Fragmentação do Cirismo-Robertista

 



O ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, não tinha condição de permanecer no Partido Democrático Trabalhista (PDT que caminha para ser uma agremiação partidária aliada do governador Elmano de Freitas (PT). Roberto Cláudio vai se filiar ao União Brasil, porém, poderia ter ido para o Progressistas (PP).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que a mudança partidária do ex-prefeito Roberto Cláudio foi coerente após a saída do seu grupo político à frente da administração pública da prefeitura de Fortaleza. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que Roberto Cláudio aderiu à direita antipetista, contudo, a própria virou apêndice político-eleitoral da direita bolsonarista cearense.


O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deve levar o deputado estadual, Queiroz Filho (PDT), para o União Brasil (UB), mas, não é certeza ainda levar o deputado estadual, Cláudio Pinho (PDT). O grupo político-partidário do ex-prefeito José Sarto deve ir para o PSDB-PODEMOS, neste caso o deputado estadual, Antônio Henrique (PDT), deverá ir para essa agremiação partidária (PSDB-PODEMOS).


A Consultoria LCFB defende a tese de que o grupo político-partidário do cirismo-robertista não vai compactar para o União Brasil (UB), pois uma ala interna maior deve seguir a liderança política-eleitoral do ex-ministro Ciro Gomes para o PSDB-PODEMOS. É uma tendência natural essa fragmentação do cirismo-robertista no âmbito político-partidário, todavia, as alas internas vão permanecer antipetistas.


A Consultoria LCFB defendia a tese de que o ex-prefeito Roberto Cláudio deveria ter ido para o Progressistas que faz parte da futura federação partidária com o União Brasil (UB), em função do fundo partidário e do fundo eleitoral desta agremiação partidária (Progressistas). Roberto Cláudio não avaliou bem a sua ida para o União Brasil (UB), pois tinha alternativa de acomodar o seu subgrupo cirista numa agremiação partidária com robusto capital econômico: Progressistas. 


Nota:


A Consultoria LCFB defende a tese de que em breve algum deputado federal do Partido Liberal (PL) vai comandar o diretório estadual do Republicanos. O novo diretório estadual do PSDB-PODEMOS precisa ter alguém no comando com o perfil do ex-deputado estadual Francini Guedes (PSDB).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário