sexta-feira, 28 de junho de 2024

André Fernandes (2024) é similar Moroni Torgan (2000)

 






O deputado federal André Fernandes (PL) será candidato a prefeito de Fortaleza numa vertente ideológica de direita radical. André Fernandes se concedeu um piso e um teto político eleitoral de acordo com a última consulta eleitoral do Paraná Pesquisa, ele entende que pode ficar entre 12% (Piso) até 18% (Teto) nas pesquisas estimuladas.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, manteve um bom diálogo, com o deputado federal Moroni Torgan (PFL) e com o coordenador da sua campanha de prefeito de Fortaleza em 2000, o advogado Edgar Fuques, sobre a possibilidade de atingir ⅕ ou 20% dos votos válidos no primeiro turno. A previsão foi muito certeira , fato confirmado após a saída do resultado oficial do TRE naquele ano. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa viria a prever o resultado da votação do ex-deputado federal Morori Torgan (DEM) para prefeito de Fortaleza em 2012, com menos de ⅕ ou 20% dos votos válidos no primeiro turno. As candidaturas analisadas neste parágrafo do Moroni Torgan representavam o eleitorado de direita fortalezense.

A Consultoria LCFB defende a tese de que as candidaturas do ex-deputado federal Moroni  Torgan (DEM),para prefeito de Fortaleza em 2004 e de 2008,  tinham os seguintes espectros ideológicos sendo a primeira de direita moderada (2004) e a segunda (2008) de centro-direita ou conservador-liberal. Ambas as campanhas são menos radicais do que as campanhas de Moroni Torgan para prefeito de Fortaleza em 2000 (Direita Radical) e de 2012 (Anti-Petista). Moroni Torgan alcançou uma média de 28% dos votos válidos nos primeiros turnos de 2004 e de 2008.

A Consultoria LCFB defende a tese de que a candidatura para prefeito de Fortaleza do deputado federal André Fernandes (PL) pode atingir nas próximas pesquisas estimuladas algo muito perto dos 15% até 18% das perspectivas de votos válidos num eventual primeiro turno no pleito eleitoral de 2024. A Consultoria LCFB mantém a tese do esvaziamento rápido da candidatura do André Fernandes (PL) para o senador Eduardo Girão (Novo) em função de que uma parte do eleitorado de direita fortalezense se tornaria moderada quando sairmos do período pré-eleitoral da sucessão do prefeito de Fortaleza em 2024.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário