quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Deputado José Guimarães e o Neopetismo

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 31 de Julho de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/jose-guimaraes-e-o-neopetismo


O ano de 2013 não será lembrado como o momento de comemoração dos dez anos do Partido dos Trabalhadores na presidência da República. A presidente Dilma Rousseff sofre um desgaste político-administrativo sem precedentes na historia da Nova República.


Os últimos sessenta dias reduziram o capital político do Planalto na sociedade civil. As manifestações populares nos grandes centros urbanos que cobraram por melhores serviços nas áreas de Saúde, Transporte e Segurança Pública. A inflação no setor de serviços ainda se mantém em níveis altos.



O mercado financeiro toda semana lança vários boletins econômicos, com dados negativos sobre a projeção de crescimento do Produto Interno Bruno. Os empresários das áreas da indústria e comercio não acreditam numa recuperação da credibilidade do discurso do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa



O Partido dos Trabalhadores perdeu o debate público das reformas econômicas, com influência nas políticas públicas da área social. A sociedade civil demonstra que irá retirar o seu apoio político à presidente Dilma Rousseff. As últimas pesquisas de opinião pública demonstraram a queda da popularidade do Governo federal.



O presidencialismo de coalizão começa a cobrar um preço alto ao Planalto. A enorme bancada legislativa (Câmara/Senado) governista virou uma enorme peça de ficção no Congresso. O PMDB subiu o tom das críticas negativas ao núcleo político da presidente Dilma Rousseff.



O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, o governador pernambucano, Eduardo Campos, já prepara a sua dissidência da base governista, ainda nesse segundo semestre de 2013. A saída do PSB poderá levar o PDT para o primeiro rompimento em bloco partidário ao Planalto.


O deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE) quando assumiu a liderança da bancada petista na Câmara Federal, não esperava um cenário agudo de crise política-administrativa na base governista da presidente Dilma Rousseff.


José Nobre Guimarães sempre foi um homem público forjado nos grandes desafios adversos a sua carreira como parlamentar. A bancada parlamentar petista não rachou sob o seu comando na maioria das votações importantes para a presidente Dilma Rousseff.



O Planalto reconheceu o excelente trabalho do deputado federal José Guimarães para controlar os dissidentes da base governista parlamentar nas últimas votações do Congresso. José Guimarães ampliou o seu raio de influência na bancada petista, com capacidade de se colocar como um novo líder petista após a superação dessa crise política- administrativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário