quarta-feira, 17 de outubro de 2012

As alianças no Atacado ou no Varejo - Sucessão Municipal de Fortaleza


As alianças políticas construídas nesse segundo turno em torno dos candidatos, por si só trazem reflexões sobre o comportamento do mercado partidário.

Podemos chamar de alianças no Atacado ou no Varejo os acordos feitos, pelos prefeituráveis, nesse segundo momento do pleito eleitoral, com os partidos que tinham candidatura própria no primeiro turno.

Roberto Cláudio e as alianças no Atacado

O candidato da coligação PMDB – PSB, o médico Roberto Cláudio, já construiu no primeiro turno, o maior bloco partidário, como também nesse segundo turno já conseguiu ampliar o número de agremiações partidárias em torno de seu palanque. O PC do B e a coligação PPS – PDT foram os primeiros apoiadores, seguidos logo depois pelo PPL e o PRTB, por último pelo DEM.

A candidatura de Roberto Cláudio faz os seus acordos com as cúpulas partidárias, numa espécie de atacado político – partidário, nesse modelo de negociação que já garante o maior arco de aliança partidária desse segundo turno. As negociações com as burocracias dessas agremiações partidárias, mas isso nem sempre corresponde aos anseios das bases desses partidos.


O quarto vídeo de análise política sobre a sucessão municipal de Fortaleza. Tema: A Geografia do Voto em Fortaleza. (15/10)

Elmano de Freitas e as alianças no Varejo

O candidato da coligação PR – PT, o advogado Elmano de Freitas, conquistou no primeiro turno, a maior rede de apoios individuais em relação aos outros concorrentes; pois detinha a segunda maior frente partidária, por outro lado contava com quase 2/3 da Câmara Municipal de Fortaleza, como também um exercito de candidatos sem mandatos para vereança municipal.

A candidatura de Elmano de Freitas faz os seus acordos com os atores políticos, num fórum de concepção privada com cada aliado, numa espécie de varejo político – individualizado, esse modelo de negociação já garantiu maior rede de apoio ao postulante petista no segundo turno;  com garantia de ter no seu palanque quase 70% dos novos vereadores da próxima legislatura (2013-2016) . O núcleo da campanha petista não tem acesso às cúpulas partidárias, por isso é obrigada a fazer as suas alianças nas bases dos partidos concorrentes.



Entrevista do consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa para AM 1200 - Rádio Clube Fortaleza. Pauta: Sucessão Municipal de Fortaleza - Segundo Turno. (17/10)



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