Jornal Aqui Ceará – Fortaleza, 13 de agosto de 2012 (segunda-feira)
“NEM AÍ” PARA ELEIÇÕES
Segundo IBOPE, em Fortaleza e outras três capitais o desinteresse alcança cerca de 65% dos entrevistados
Os candidatos já estão em campanha nas ruas desde julho, mas ainda não empolgaram seus eleitores. Dados do Ibope mostram que, em seis capitais pesquisadas, mais da metade das pessoas aptas a votar tem pouco ou nenhum interesse nas eleições deste ano.
Fortaleza, a capital cearense, aparece ao lado de São Paulo, Recife e Belo Horizonte, apresentando um desinteresse que varia de 57% a 65%. Em Salvador a situação é ainda mais séria, 69% dos entrevistados disseram não se importar ou se importar pouco com o pleito de 2012. No Rio de Janeiro, este índice é de 56%.
O percentual mostra que o eleitor fortalezense não está entusiasmado com a sucessão municipal da capital. Para o cientista político Luíz Cláudio Barbosa, o mercado partidário trabalha na exposição dos seus dez candidatos, mas essas candidaturas ainda não conseguiram ecoar na sociedade civil.
“O Eleitor de hoje está mais bem informado do que nas eleições passadas, então não é mais alvo fácil da manipulação pela propaganda politica, isso fará diferença nesta eleição”, alerta o analista.
Hoje, o debate político promovido pelos partidos e pelas propagandas institucionais das máquinas administrativas públicas, divulgado através dos meios de comunicações, ainda não conquistou o eleitor. É fato que a coisa promete melhorar quando o horário eleitoral na TV começar, no dia 21 de agosto conforme o calendário eleitoral, mas a apatia e o silêncio da opinião pública preocupam.
“A opinião pública está silenciosa em relação às propostas dos prefeituráveis. O eleitor faz as suas escolhas no silêncio do seu mundo privado, quase sem nenhuma participação no debate público, que é feito pela imprensa. Os candidatos já colocaram os seus ativistas nas ruas de Fortaleza, mas a campanha eleitoral ainda não adentrou ao mundo privado do cidadão fortalezense”, avalia.
A pesquisa Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE_RJ), sob o protocolo 00031/2012. Foram ouvidos 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Consultor Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário