sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

O futuro realinhamento político-eleitoral entre Ciro Gomes e André Fernandes



No seu recente boletim aos clientes a Consultoria LCFB defende a tese de que uma parte significativa do eleitorado direitista cearense pode votar numa candidatura ao Governo Estadual apoiada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e pelo deputado federal André Fernandes (PL). O nome de consenso é o ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (União Brasil).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) poderá ser convidado para a chapa majoritária presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), como pré-candidato ao cargo de vice-presidente. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita no interesse do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) em retornar à política nacional, em detrimento da política cearense. 


O deputado federal André Fernandes foi obrigado a suspender as negociações com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) sobre a sucessão estadual, todavia o próprio (André Fernandes) vai manter as negociações para o pleito eleitoral de Fortaleza em 2028, com o grupo político cirista-tassista. 




A Consultoria LCFB defende a tese de que a criação do palanque presidencial pró-Tarcísio de Freitas será organizada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), em solo cearense. Ciro Gomes e André Fernandes serão em breve responsáveis pela criação do movimento social-político da pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em terras alencarinas.


A Consultoria LCFB acredita que o afastamento do diretório estadual do Partido Liberal (PL) do bloco partidário oposicionista popular-liberal (PSDB e União Brasil-Progressistas) é apenas momentâneo, porém, a tendência é o retorno em função da pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o pré-palanque regional sob a coordenação do ex-governador Ciro Gomes (PSDB) e do deputado federal André Fernandes (PL).


Anexo:


No recente boletim da Consultoria LCFB aos clientes foi ventilada a possibilidade da chegada de parlamentares oposicionistas para ocuparem a direção estadual do Republicanos. 


A outra tese que o relatório da Consultoria LCFB levanta é sobre a possibilidade do diretório nacional do PSD-Gilberto Kassab apoiar a frente partidária oposicionista cearense (PSDB, Podemos, Avante, PL e União Brasil - Progressistas), sem consultar a direção estadual desta agremiação partidária. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário