O deputado federal André Fernandes se reuniu com a bancada de vereadores do Partido Liberal (PL), da Câmara Municipal de Fortaleza, para confirmar o seu veto a qualquer parlamentar de sua agremiação partidária para participar da mesa diretora do poder legislativo da capital cearense no biênio 2025-2026. Sendo sem dúvida um movimento político de coerência eleitoral perante parte da sociedade civil organizada fortalezense.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sempre analisou e classificou o comportamento político-ideológico do deputado federal André Fernandes (PL) como algo muito próximo do tipo ideal de representante parlamentar do eleitorado da direita cearense e da direita fortalezense. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa chama atenção para o fato de que são quase sete anos de crescimento eleitoral do André Fernandes de uma eleição para outra eleição: como candidato a deputado estadual (2018), como candidato a deputado federal (2022) e como candidato a prefeito de Fortaleza (2024).
A Consultoria LCFB nos seus últimos boletins aos clientes já defendia a tese da adesão informal da direção estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) sob a liderança política-eleitoral do deputado federal, André Figueiredo, ao prefeito de Fortaleza, o petista Evandro Leitão, no início do seu mandato político-administrativo, contudo, em nenhum momento a Consultoria LCFB previa a adesão formal da direção estadual do União Brasil (UB) ao primeiro escalão da atual administração pública da capital cearense.
O deputado federal André Fernandes e o deputado estadual Carmelo Neto devem construir uma chapa majoritária para o pleito eleitoral estadual de 2026 via o Partido Liberal (PL) e o Novo 30:
Candidato a Governador - a deputada estadual Doutora Silvana (PL) ou o senador Eduardo Girão (Novo).
Candidato a Vice-Governador - em aberto
Candidata a Senadora - a deputada federal Priscila Costa (PL)
Candidato a Senador - o vereador fortalezense Marcelo Mendes (PL)
O diretório estadual do Partido Liberal (PL) compreende que a cada eleição estadual o eleitorado direitista cresce entre os eleitores cearenses. O ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) e o ex-prefeito fortalezense, o médico Roberto Cláudio (PDT), ainda estão presos num campo centrista refém do lulopetismo cearense.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB