segunda-feira, 8 de julho de 2024

Capitão Wagner se estabilizou no cenário político-eleitoral

 




As últimas consultas eleitorais que o governador Elmano de Freitas (PT) teve acesso através da direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) apontaram para o fracasso da estratégia do lulopetismo de polarização política e administrativa com o grupo do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), nos principais veículos de comunicação tradicional, todavia, a grande maioria da opinião pública classifica o deputado estadual Evandro Leitão (PT) no máximo como um dissidente do grupo político que domina a política-administrativa da capital cearense há quase doze anos. Evandro Leitão é bem reconhecido pelo grande público como aliado do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e como pedetista-trabalhista histórico.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acertou no seu diagnóstico sobre o não derretimento dos índices positivos do pré-candidato a prefeito de Fortaleza, o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), nas últimas consultas eleitorais. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa ainda mantém a tese da ida do Capitão Wagner para o segundo turno do pleito eleitoral da capital cearense neste ano. Não há dúvida da crise do antigo polo progressista (PDT e PT) que foi criado nos segundos turnos de 2016 e de 2020.

No início deste mês (junho) o governador Elmano de Freitas (PT) começou uma série de ataques verbais ao ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) na área de segurança pública do maior município cearense. Elmano de Freitas repete o discurso político-ideológico de enfrentamento ao bolsonarismo na figura do ex-deputado federal, Capitão Wagner (UB), porém, é uma estratégia natimorta pois o candidato a prefeito de Fortaleza do bolsonarismo retrógrado é o deputado federal, André Fernandes (PL), então o Capitão Wagner representa uma direita moderada centrista ou centro-direita com diálogo perante o pós-lulismo conservador por causa da pauta da segurança pública.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário