domingo, 23 de agosto de 2015



O meu artigo no Portal de Notícias Ceará em Off. Doming, 09 de Agosto de 2015. Título: Ronaldo Caiado e o Ativismo Digital Anti-Dilma Rousseff.

A presidente Dilma Rousseff (PT) sofre a maior crise política-administrativa no início do seu segundo mandato (2015-2018), com alto índice de reprovação da sua imagem e do seu governo. O Planalto espera nos próximos dias uma grande onda de manifestações nas redes sociais antecipando a grande manifestação pública nas principais cidades brasileiras. O senador Ronaldo Caiado (DEM) será o principal porta-voz dos ativistas digitais anti-Dilma Rousseff no Congresso, para o movimento do dia 16 de Agosto de 2015.
No pleito eleitoral de 2010, a candidata petista Dilma Rousseff, enfrentou um enorme grupo de ativistas digitais contra a sua postulação nas redes sociais, principalmente no segundo turno. O Partido da Social Democracia Brasileira não criou vinculo com a militância anti-petista no espaço público interativo (redes sociais) nos últimos anos. O PSDB repetiu o mesmo processo de afastamento dos ativistas digitais após o segundo-turno do pleito eleitoral de 2014. O senador Ronaldo Caiado (DEM) faz o caminho inverso quando cria um vinculo de discurso, com os movimentos Anti-Dilma Rousseff: Movimento Brasil Livre, Vem Pra Rua e Revoltados Online.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa - Entrevista na TV Fortaleza - Segunda - feira, 17 de Agosto de 2015
A equipe de comunicação do senador Ronaldo Caiado (DEM) produz uma série de propagandas para redes sóciais que são aproveitadas pelos principais movimentos digitais anti – Dilma Rousseff (PT), com o aumento de visitas às suas páginas institucionais no site do Congresso. Ronaldo Caiado interage em tempo real nas votações do Senado e da Câmara, divulgando quando ocorre uma estrondosa derrota do Governo Federal ou quando há uma aprovação das emendas do Pacote de Ajuste Fiscal, com aumento de impostos ou cortes de políticas públicas (Educação e Saúde).

O senador José Serra(SP) e o senador Aécio Neves (MG) foram os presidenciáveis tucanos derrotados nos pleitos eleitorais de 2010 e 2014 pela presidente Dilma Rousseff (PT). O ativismo digital Anti-Dilma Rousseff não identificou os candidatos presidenciais do PSDB, como os seus representantes fora das disputas eleitorais, por isso esses movimentos sociais cresceram à margem dos partidos oposicionistas, isso justifica o sentimento apartidário de suas grandes manifestações públicas nas grandes metrópoles. O senador Ronaldo Caiado (DEM) teve uma participação ativa nas redes sociais, a favor das manifestações públicas que ocorreram em 15 de março e 12 de abril contra a presidente Dilma Rousseff (PT), com as suas mensagens digitais sendo compartilhadas pelos simpatizantes anti-petistas-lulistas de todo Brasil.

O senador Ronaldo Caiado (DEM) não caiu na tentação do isolamento da classe política, em relação ao descontentamento da população brasileira com os erros administrativos do Planalto. Os parlamentares oposicionistas não compreenderam a força dos grupos digitais anti-Dilma Rousseff (PT) nas grandes manifestações do primeiro semestre de 2015, como exemplo clássico o senador Aécio Neves (PSDB) fez uma gravação de vídeo nas redes sociais de apoio aos manifestantes, mas não participou de nenhum ato público. O senador Ronaldo Caiado (DEM) não somente gravou uma mensagem como participou da grande manifestação na Avenida Paulista no dia 15 de março, com total interação, com os manifestantes de todo Brasil, via as redes sociais.

O PSDB e os partidos oposicionistas (DEM, PPS, PSB e Solidariedade) apoiarão o movimento público de manifestação de 16 de agosto, nas principais cidades brasileiras, contra a presidente Dilma Rousseff (PT). O senador Ronaldo Caiado (DEM) faz parte do imaginário popular como sendo o único parlamentar a manter uma linguagem e comunicação digital legitima com os movimentos sociais anti-petistas nas redes sociais.

                Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político




Artigo publicado no portal de notícia Ceará Em Off. Quarta - Feira, 05 de Agosto de 2015. Título: Genecias Noronha e a Nova Responsabilidade Cívica dos Jovens Brasileiros. 


A reforma política tem vários pontos polêmicos, mas há um ponto especifico que é a grande novidade do debate no plenário do Congresso: a proposta do deputado Genecias Noronha (Solidariedade-CE) que reduz de 21 anos para 18 anos a idade mínima para a pessoa se candidatar a deputado federal, estadual e distrital. Essa nova medida dará maior responsabilidade cívica ao jovem, que  poderá participar mais ativamente da vida pública.
A redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos foi o grande debate midiático do primeiro semestre de 2015, nos principais fóruns da sociedade civil, tema quase sempre polêmico e radical entre seus defensores e os que são contrários às mudanças da responsabilidade penal. O deputado Genecias Noronha (Solidariedade-CE) compreendeu a necessidade de aumentar a responsabilidade do jovem brasileiro, em relação aos seus próprios direitos e deveres, como também, a sua participação efetiva na política com a diminuição da idade mínima exigida para a posse como parlamentar estadual ou federal.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
A necessidade de impulsionar um debate positivo em relação ao jovem cidadão-eleitor é o principal objetivo da emenda apresentada pelo congressista cearense (Genecias Noronha) à proposta de reforma política, em análise no Plenário (PEC 182/07). Atualmente, a idade mínima para eleição de deputados é 21 anos nas casas legislativas (Assembleias, Câmara Federal e Distrital). O aumento da participação dos jovens na política partidária deverá renovar os quadros dos principais partidos brasileiros em 2018.
A responsabilidade cívica deverá ser o principal avanço do jovem cidadão-eleitor desde a promulgação da Constituinte Federal de 1988, com aumento da participação política dos adolescentes na esfera pública. Essa medida traz a tona um debate propositivo em relação aos brasileiros que hoje são menores de 18 anos e que estão a margem de uma cidadania com participação efetiva na sociedade civil, pois em 2018 eles surgirão como futuros parlamentares e homens públicos nos legislativos: Assembleias, Câmara Federal e a Distrital.
O deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade-CE) acredita que aumentando a responsabilidade cívica do adolescente de hoje, com certeza vai moldar o parlamentar de amanhã, com a probabilidade do aumento da participação política dos brasileiros de todas as idades. A construção do único debate propositivo referente ao jovem cidadão-eleitor nos últimos anos no Congresso Nacional, já é o grande legado do congressista Genecias Noronha as futuras gerações de parlamentares brasileiros.

            Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político




Cid Gomes e o Grupo Familiar: Caucaia e Sobral



Cid Gomes e o Grupo Familiar: Caucaia e Sobral – O prefeito Roberto Cláudio é Aliado ou Agregado da Família Ferreira Gomes.