segunda-feira, 13 de abril de 2015

Dilma Rousseff é contra a mudança da idade da Maioridade Penal ou contra Michel Temer?



O vice-presidente Michel Temer (PMDB) esperava iniciar nessa semana, a reorganização da base aliada, como sobrevida ao segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT). Michel Temer esteve na última quinta-feira, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para os acertos finais do Lulismo – Peemedebista.

O primeiro-ministro informal da República, o vice-presidente Michel Temer, não esperava nenhum conflito de gerenciamento político-administrativo, com a presidente Dilma Rousseff (PT). A chefe do executivo do Planalto quase nunca posta pessoalmente no Facebook e Twitter, mas nessa tarde de segunda-feira (13/04), a mesma fez uma defesa aberta contra a Redução da Maioridade Penal – Comissão Especial da Câmara Federal.

A maioria dos deputados participantes da comissão especial que vai analisar a redução da maioridade penal é favorável a que apenas adolescentes entre 16 anos e 18 anos que cometerem crimes considerados hediondos (homicídio, estupros, latrocínios e sequestros) sejam punidos como adultos. O presidente da Câmara, o Eduardo Cunha (PMDB), é o principal apoiado da PEC 171/93, para a modificação da maioridade penal.

O vice-presidente Michel Temer tem noção que o núcleo duro do Planalto, foi responsável por essa nota que vai de confronto, com a maioria da opinião pública brasileira, que é favor da redução da maioridade penal, para 16 anos. A presidente Dilma Rousseff (PT) já sofre o primeiro desgaste midiático, que será agravado com a exibição do programa profissão repórter dessa semana que irá debater o tema em rede nacional.

Os programas policiais irão abordar também a mensagem da presidente Dilma de maneira negativa, com repercussão nas redes sociais. Os movimentos anti-Dilma Roussef vão aproveitar o momento e criar uma nova cruzada. O lulismo-peemedebista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem o seu inimigo na figura do ministro da Casa Civil que não vai dar trégua ao esvaziamento de suas funções.


                              Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 


domingo, 5 de abril de 2015

O movimento 12 de Abril em Fortaleza – Existe perigo na certeza do sucesso?




No próximo final de semana, na cidade de Fortaleza, no bairro da Aldeota na Praça Portugal, poderemos ter a maior manifestação pública anti-Dilma Rousseff (PT). O movimento  do dia 15 de Março de 2015,ocorrido também na praça Portugal, foi enorme sucesso de público, mídia alternativa e  meios de comunicação tradicionais (Televisão, Rádio e Jornal).

O quase consenso da rejeição da administração da presidente e do seu segundo mandato pode gerar em algumas pessoas o sentimento de que não seja necessária a participação no ato público de desagravo ao Planalto. A manifestação de 15 de Março foi realizada um mês após o feriado do Carnaval, já a manifestação do dia 12 de Abril, será logo depois do feriado da Páscoa, isso irá causar uma desmobilização social-política, natural após um longo período de descanso.


O desaparecimento da militância pró-Dilma Rousseff nas redes sociais pode ser outra armadilha para os ativistas digitais do movimento 12 de Abril, por haver quase um pensamento único no Facebook, Twitter e outros aplicativos de interação social. O excesso de chamativo para o protesto pode ocasionar uma rejeição em alguns usuários das redes sociais pela maneira da repetição do convite ao ato público nas suas timelines. 

          Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político