sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entrevista para WEBTV - TV Tudo de Bom. Análise da Pesquisa Vox Populi do Grupo Verdes Mares - Diário do Nordeste


Na tarde da última quinta - feira ( 30/08), o consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa fez uma entrevista via - celular para equipe de jornalismo da WEBTV (TV Tudo de Bom). Pauta: Pesquisa Vox Populi - Grupo Verdes Mares de Comunicação.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Releitura do cenário político - eleitoral após a terceira pesquisa do Ibope - Verdes Mares


A terceira pesquisa do Ibope – Verdes Mares na noite dessa quinta – feira, com uma amostragem de 800 entrevistados, com a margem de erro de 4% para cima e para baixo.

O Ibope apresentou o primeiro cenário após o início do horário eleitoral na televisão e no rádio. Enorme mudança nas colocações dos postulantes em relação às pesquisas anteriores.

Moroni Torgam mantém a sua liderança na Pesquisa Ibope – Verdes Mares

O democrata teve uma queda enorme acima da margem de erro (4%), pois teve o decréscimo de aproximadamente sete pontos percentuais (7%), ainda manteve enorme rejeição (34%) no eleitorado fortalezense. O seu atual patamar de 24% na pesquisa estimulada está próximo da sua marca histórica  de sempre terminar com 27% dos votos válidos.

Roberto Cláudio e o Elmano de Freitas – A primazia no eleitorado Lulista – Dilmista

O candidato lulista - petista começa crescer por força gravitacional  do apoio do Planalto, que é representado pela figura mítica do ex – presidente Luis Inácio Lula da Silva. O Partido dos Trabalhadores com apoio do ex – governador Lúcio Alcântara (PR) e dos outros aliados partidários, como também toda rede de políticas públicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza; mostra força de convencimento no eleitorado. O candidato do continuísmo está no páreo.

A saída do seu antigo patamar de um dígito (6%), para casa de dois dígitos (14%), na pesquisa estimulada; por si só foi uma grande vitória do candidato Elmano de Freitas.

O prefeiturável Roberto Cláudio (PSB) representa o novo cidismo – cirismo sem apoio do Planalto. O governador Cid Gomes junto com o senador Eunício Oliveira (PMDB) não terão alternativas: somente a vitória a todo custo político – eleitoral. A marca de 16% na pesquisa estimulada, ainda será reavaliada pelos analistas políticos, quando houver o conhecimento do eleitor – cidadão do fim da aliança do Planalto e do Governo do Ceará na eleição de Fortaleza.

A ida para a segunda colocação na pesquisa Ibope – Verdes Mares, já foi uma ótima notícia para núcleo político da coligação PSB – PMDB.

Inácio Arruda e o Heitor Férrer – Reestruturação das Campanhas Propositivas.

O senador Inácio Arruda (PC do B) sofre o maior reverso de sua carreira política. O processo de queda nos seus índices eleitorais na terceira pesquisa do Ibope – Verdes Mares, onde o seu atual patamar de 10% no cenário estimulado, já decreta praticamente o esvaziamento político - eleitoral de sua candidatura; que é feito pelos os seus antigos aliados: os petistas e os socialistas.  

O PC do B vai centralizar o seu discurso midiático eleitoral, como um cinturão de críticas negativas a atual gestão municipal. O eleitor lulista não petista já começa caminhar na direção do candidato do ex – presidente Luis Inácio Lula da Silva, o advogado Elmano de Freitas do Partido dos Trabalhadores.

O candidato trabalhista – socialista, o deputado estadual Heitor Férrer, ainda manteve os seus índices percentuais em relação às últimas pesquisas Ibope – Verdes Mares. Com manutenção do patamar de 12% na pesquisa estimulada. Heitor Férrer deverá atacar o prefeiturável da coligação PSB – PMDB por tabela as suas críticas ao governador Cid Gomes, onde serão feitos pelo púlpito da Assembleia Legislativa do Ceará.

Marcos Cals e o Renato Roseno – As candidaturas com enormes dificuldades de ir ao segundo – turno

O candidato tucano não consegue crescer nas pesquisas do Ibope – Verdes Mares, o seu atual patamar de 5% na pesquisa estimulada, apenas representa o seu capital político – eleitoral. Marcos Cals talvez faça uma aliança branca com o prefeiturável Moroni Torgan, ainda no primeiro – turno.

O candidato do Partido Liberdade e Socialista, o advogado Renato Roseno, começa perder o voto útil dos setores moderados da esquerda democrática; como o reflexo do crescimento do candidato petista – lulista.  Existe a tendência da manutenção do patamar histórico de 5% dos votos válidos da eleição municipal de 2008, nesse pleito eleitoral de 2012.




quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Breve leitura da Pesquisa Vox Populi Band / Jangadeiro


A Pesquisa Vox Populi Band / Jangadeiro na noite dessa quarta – feira, com uma amostragem de 1.000 entrevistas, tem margem de erro 3.1% para cima ou para baixo.

O cenário político – eleitoral retratado pela Vox Populi talvez seja o mais próximo da realidade no desejo do eleitor, no pleito eleitoral de Fortaleza.

Moroni Torgan na liderança incontestável do bloco da oposição

O candidato demista saiu na frente na primeira pesquisa da Vox Populi Band / Jangadeiro, com o seu patamar eleitoral tradicional de 26% na pesquisa estimulada.

O prefeiturável tucano Marcos Cals não reproduziu o seu antigo desempenho no início das pesquisas eleitorais, o seu esvaziamento político – eleitoral é fruto da estabilidade na opinião pública fortalezense do voto moronista. O resultado na pesquisa estimulada de 3% ( Vox Populi), já foi um balde de água fria no PSDB.

O deputado estadual Heitor Férrer que é postulante pelo bloco PPS – PDT, começa a sofrer uma perca aguda da preferência dos eleitores, o discurso do candidato independente sofre concorrência do primeiro colocado na pesquisa Vox Populi Band / Jangadeiro. O resultado  9% na pesquisa estimulada, por si só já acende luz amarela no seu staff.

O candidato do PSOL mantém boa fatia dos eleitores de esquerda da cidade de Fortaleza. Renato Roseno representa o voto de protesto da classe média tradicional, com reflexo nos movimentos sociais e nas Universidades (Públicas / Privadas). Na pesquisa estimulada os seus 7% (Vox Populi) ainda representa um ganho político – eleitoral para as suas pretensões nas eleições de 2014.

Elmano de Freitas na liderança no bloco dimista – lulista

O candidato petista caminha para um crescimento consistente após a primeira pesquisa Vox Populi Band / Jangadeiro, entre os eleitores lulistas da capital cearense, com condição de ampliação nas próximas pesquisas.

O deputado estadual Roberto Cláudio da coligação do PSB – PMDB mantém enorme volume de campanha nas ruas. O seu crescimento é fruto do excesso de exposição no imaginário popular do eleitor fortalezense.

O voto lulista – dilmista pode ser o próximo desafio de conquista do candidato socialista; o eleitorado cidista – cirista – eunicista ainda é um subconjunto do universo eleitoral dos votos do Planalto no Ceará. O eleitor tradicional de Fortaleza não assimilou o rompimento do PT e do PSB.

O prefeiturável Inácio Arruda do Partido Comunista do Brasil entra numa fase de sobrevivência política. O eleitorado lulista – dilmista de Fortaleza começa a se direcionar para o candidato petista, isso terá como efeito colateral: o esvaziamento político – eleitoral do postulante comunista.

O eleitorado anti – Moroni Torgan  representa a grande reserva eleitoral num futuro próximo para o candidato petista, o advogado Elmano de Freitas. Esse universo eleitoral é de 28% no mercado político de Fortaleza.

O Centro Industrial do Ceará (CIC) abre mais um canal para discutir as políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida nas grandes, médias e pequenas cidades.



Centro Industrial do Ceará - O advogado especialista em Direito Eleitoral e professor Djalma Pinto, que palestrou sobre “O Princípio da Eficiência na Eleição Municipal: O Papel do Vereador na Democracia”.


Programa " A Verdade " - TV União - Fortaleza. (28/08)




Programa " A Verdade " - TV União - Fortaleza. Participação especial do consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.(28/08)


O prefeiturável Heitor Férrer e o seu companheiro de chapa majoritária, o empresário Alexandre Pereira.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Visita ao gabinete do deputado Federal Artur Bruno (PT - CE)


Visita ao gabinete do deputado Federal Artur Bruno, na companhia do presidente do Conselho Regional de Administração ( Ceará ), Ilailson Silveira de Araujo, no início da noite dessa segunda - feira. Consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.



O gabinete do deputado federal Artur Bruno (PT - CE), com a presença do presidente do Conselhor Regional de Administração, o professor universitário Ilailson Silveira de Araujo.

Entrevista na FM Universitária 107,9 - Programa Mundo do Trabalho



Entrevista na manhã de sábado (25/08), para o programa Mundo do Trabalho na FM Universitária 107,9. O tema da entrevista com o consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa: Horário Eleitoral e o Imaginário Popular

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Seminário de Inovação no Ensino da Administração - Conselho Regional Estadual (Ceará).




Consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa no Seminário de Inovação no Ensino da Administração - Conselho Regional Estadual (Ceará).  Hotel Sonata de Iracema - Fortaleza.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Entrevista para TV Fortaleza - Consultor Político Luiz Cláudio Barbosa



Agradeço ao convite da TV Fortaleza para gravar no centro da cidade - Na manhã dessa quinta - feira (23/08). Tema: O papel do prefeito e do vereador no imaginário popular.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pequena análise da estréia dos candidatos na televisão e rádio ( Fortaleza)


Os dez candidatos à prefeitura de Fortaleza estrearam na propaganda eleitoral gratuita na televisão com poucas críticas à atual gestão da prefeita Luizianne Lins (PT). A maioria usou o programa para se apresentar aos eleitores.

O candidato de Luizianne, Elmano de Freitas (PT), da coligação "Pra Cuidar das Pessoas", utilizou os seis minutos e 55 segundos do primeiro programa também para se apresentar. Ele mesmo tratou de narrar sua biografia, destacando a atuação na defesa de movimentos sociais como advogado.

Líder com folga nas pesquisas, mas com pouco menos de dois minutos de televisão, o candidato do DEM, Moroni Torgan , ressaltou sua experiência na vida pública. Disputando a prefeitura de Fortaleza pela quarta vez consecutiva, Torgan já foi delegado da Polícia Federal, deputado federal, vice-governador e secretário de segurança pública do Ceará.

Heitor Férrer , candidato do PDT pela coligação "Fortaleza Merece Mais” usou os dois minutos e 22 segundos de propaganda para se colocar como candidato independente.

O programa do candidato do PCdoB Inácio Arruda usou o um minuto e meio de tempo no primeiro dia na televisão para falar de planejamento urbano.

Durante os três minutos de propaganda o candidato do PSDB, Marcos Cals, poupou a administração petista, embora tenha se colocado como a " verdadeira mudança " para Fortaleza.


A entrevista do consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa para o Jornal União Brasil ( TV União)



A entrevista do consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa para o Jornal União Brasil ( TV União), foi realizado na Livraria Leitura de Fortaleza. Jornal União Brasil no horário das 18:00, com reprise 21:30.

domingo, 19 de agosto de 2012

Jornal O Globo - O racha político - eleitoral em Fortaleza


Os petistas dizem que a origem do racha entre o PT e o PSB em Fortaleza tem dois personagens que apagaram fogo com gasolina: a prefeita Luizianne Lins e o ex-deputado Ciro Gomes, irmão do governador Cid Gomes.

- É cada um mais doido que o outro. Ciro não perdoa Luizianne, que derrotou sua ex-mulher, Patrícia Gomes. O ódio começou aí misturado com muita mágoa. Os dois passaram a dizer desaforos um para o outro. Do lado de Cid também tem muito remorso e agora ele dá o troco – avalia um petista.

Ciro Gomes, que hoje é um dos principais conselheiros de Cid, atribui o racha à disputa de Luizianne com José Guimarães pelo governo do Ceará em 2014. Ele diz que o governador trabalhou até o último minuto para manter a aliança com o PT. Cid teria chegado a se encontrar com Dilma e o ex-presidente Lula, quando conversaram sobre uma lista de 10 nomes, e levou pesquisas mostrando a rejeição de 68% da gestão da petista.

- A prefeita se fixou no seu secretário de Educação, uma das áreas mais desaprovadas de seu governo, e aí virou uma tragédia. Luizianne resolveu jogar 2014 em 2012. Lula lavou as mãos. E Dilma está coberta de razão de não vir aqui. Só essa petezada não vê a situação da base toda fraturada – diz Ciro Gomes.

Fonte: Jornal O Globo

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

“NEM AÍ” PARA ELEIÇÕES - Jornal Aqui Ceará – Fortaleza, 13 de agosto de 2012 (segunda-feira)


Jornal Aqui Ceará – Fortaleza, 13 de agosto de 2012 (segunda-feira)

“NEM AÍ” PARA ELEIÇÕES  

Segundo IBOPE, em Fortaleza e outras três capitais o desinteresse alcança cerca de 65% dos entrevistados

Os candidatos já estão em campanha nas ruas desde ju­lho, mas ainda não empolgaram seus eleitores. Dados do Ibope mostram que, em seis capitais pesquisadas, mais da metade das pessoas aptas a votar tem pouco ou nenhum interesse nas eleições deste ano.

Fortaleza, a capital cearense, aparece ao lado de São Paulo, Recife e Belo Horizonte, apresen­tando um desinteresse que varia de 57% a 65%. Em Salvador a situação é ainda mais séria, 69% dos entrevistados disseram não se importar ou se importar pou­co com o pleito de 2012. No Rio de Janeiro, este índice é de 56%.

O percentual mostra que o eleitor fortalezense não está entusiasmado com a sucessão municipal da capital. Para o cien­tista político Luíz Cláudio Barbo­sa, o mercado partidário trabalha na exposição dos seus dez candi­datos, mas essas candidaturas ainda não conseguiram ecoar na sociedade civil.

“O Eleitor de hoje está mais bem informado do que nas elei­ções passadas, então não é mais alvo fácil da manipulação pela propaganda politica, isso fará diferença nesta eleição”, alerta o analista.

Hoje, o debate político pro­movido pelos partidos e pelas propagandas institucionais das máquinas administrativas públi­cas, divulgado através dos meios de comunicações, ainda não conquistou o eleitor. É fato que a coisa promete melhorar quando o horário eleitoral na TV começar, no dia 21 de agosto conforme o calendário eleitoral, mas a apa­tia e o silêncio da opinião pública preocupam.

“A opinião pública está silen­ciosa em relação às propostas dos prefeituráveis. O eleitor faz as suas escolhas no silêncio do seu mundo privado, quase sem nenhuma participação no debate público, que é feito pela imprensa. Os candidatos já colo­caram os seus ativistas nas ruas de Fortaleza, mas a campanha eleitoral ainda não adentrou ao mundo privado do cidadão for­talezense”, avalia.

A pesquisa Ibope foi registra­da no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE_RJ), sob o protocolo 00031/2012. Foram ouvidos 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percen­tuais para mais ou para menos.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Consultor Político

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa participou do programa mais hilariante na TV Mais (NET) - Bate Papo Político. Assunto: As eleições municipais 2012.



O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa participou do programa mais hilariante na TV Mais (NET) - Bate Papo Político. Assunto: As eleições municipais 2012. A gravação foi na segunda - feira (13/08); o programa vai ao ar na quarta - feira (15/08). 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O consultor politico Luiz Cláudio Ferreira Barbosa na cidade de Brasília ( 08, 09 e 10 de Agosto)


Convenção do Sistema CFA / CRAs 2012. Conselho Federal de Administração



Gabinete do Líder do Congresso, o senador José Pimentel (PT - CE)


Livraria Leitura - Brasília

   
                                          Livraria Cultura - Shopping Iguatemi Brasília                                                        

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Artigo do Jornal O Povo: Nasce um novo Moroni?

O jornalista Magela Lima que é editor executivo do núcleo de cultura e entretenimento do O Povo, escreveu uma ótima análise sobre o fenômeno político - eleitoral do candidato demista, Moroni Torgan, nesse pleito eleitoral de 2012; faço a recomendação da leitura.


http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/08/06/noticiasjornalopiniao,2893436/nasce-um-novo-moroni.shtml

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Serra em situação difícil. Russomano mantém o crescimento na corrida eleitoral.


Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3) mostra os candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) empatados na liderança na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Enquanto o tucano tem 26% das intenções de votos, o candidato do PRB conta com 25%. 
A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

No levantamento anterior do instituto, feito em maio, Serra aparecia com 31% das intenções e Russomanno, com 16%.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa na sede Conselho Regional de Administração - Ceará. (02/07/2012)



O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa na sede do Conselho Regional de Administração do Ceará. Com participação dos membros da direção do CRA - CE, e da assessoria do Líder do Congresso (senador José Pimentel PT-CE).





O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa na sede Conselho Regional de Administração - Ceará. O presidente estadual Ilailson Araujo e o assessor parlamentar Tercio Dantas Tavares (senador José Pimentel PT - CE)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Centro Industrial do Ceará - Debate Eleições 2012 - Economia de Fortaleza - TV UNIÃO.(31/07)




O Centro Industrial do Ceará (CIC) realizará, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, debate com os candidatos à prefeitura de Fortaleza.

Análise de conjuntura política da pesquisa IBOPE - Diário do Nordeste: O Eleitorado de centro – direita refez o seu campo


O Eleitorado de centro – direita refez o seu campo político, independente da esfera partidária.
A pesquisa Ibope – Diário do Nordeste demonstra como o eleitorado fortalezense, já redefiniu o polo conservador – liberal nesse pleito eleitoral, o escolhido pela opinião pública, foi o candidato dos Democratas: o ex – deputado federal Moroni Torgan, com trinta e dois por centos (32%) dos votos simulados ou quase 1/3 do universo de eleitores. Moroni Torgan está com o seu passaporte, quase garantido para o segundo turno.
O candidato tucano já chegou ao seu limite ou teto mais baixo na pesquisa de opinião pública. Essa candidatura disputa com o democrata, o mesmo perfil de eleitor do espectro ideológico de direita, como também de centro – direita. O PSDB poderá ser apenas uma força auxiliar num futuro próximo ao candidato Moroni Torgan.
O Eleitorado de centro – esquerda e a fragmentação do antigo campo democrático.
O eleitorado fortalezense de centro – esquerda se dividiu em vários candidatos, que sofrem de inconsistência nos percentuais eleitorais. O campo democrático ( PMDB – PSB – PT – PC do B)  foi desfeito, e assim desapareceu aquele outrora núcleo político vitorioso: o lulismo - cidista, que foi vencedor nos pleitos eleitorais de 2006 – 2008 – 2010.Observamos hoje a dissolução desse bloco político - administrativo em várias candidaturas independentes.  
O senador Inácio Arruda ( PC do B) ainda mantém índices eleitorais razoáveis perante a opinião pública, algo em torno de 15 % na pesquisa estimulada do Ibope – Diário do Nordeste.
O deputado estadual Roberto Cláudio do bloco partidário (PMDB – PSB) caminha para liderar a corrida eleitoral no campo ideológico de centro – esquerda. A candidatura cidista – cirista precisa esvaziar o candidato comunista na periferia de Fortaleza, pois é necessário atrair o eleitor – lulista não petista.
O teto máximo dessa candidatura socialista seria algo em torno de 18% e até 22% da preferência da opinião pública, antes do final de Agosto. O candidato anti – Moroni Torgan na disputa eleitoral.
O candidato Elmano de Freitas do Partido dos Trabalhadores, já chegou ao limite mínimo nas pesquisas, pois o seu único problema é identificar de onde vem o seu eleitorado, caso venha da máquina administrativa da Prefeitura de Fortaleza: o seu confronto será com o candidato Moroni Torgan. O eleitor petista – lulista talvez não seja maioria no universo de votantes no candidato do PT.
A consolidação da candidatura de esquerda no eleitorado fortalezense.
O candidato , do Partido Liberdade e Socialista, já se viabilizou entre os eleitores no campo da esquerda democrática, a antiga esfera eleitoral do PT e do PC do B, nas últimas eleições municipais (1985 – 1988 – 1992 – 1996 – 2000 – 2004), pois no pleito eleitoral de 2008, muitos eleitores da esquerda no espectro ideológico ainda votariam na reeleição da atual prefeita de Fortaleza.
O advogado Renato Roseno deverá avançar no eleitorado de perfil liberal do candidato pedetista ( deputado estadual Heitor Férrer), em função do seu discurso moralista da esfera pública, com forte teor ideológico anti – Cid Gomes. O PSOL ainda poderia fazer opção de representar o anti – Moroni Torgan na esfera ideológica da sucessão municipal.
O dilema do bloco partidário PDT – PPS perante o eleitor fortalezense. Ser ou não ser o anti – Roberto Cláudio (Cid Gomes)?
A executiva estadual do Partido Democrático Trabalhista não aceitaria fazer um discurso na campanha eleitoral de Fortaleza, contra o governador Cid Gomes. O eleitor tradicional do deputado estadual, Heitor Férrer, na sua grande maioria é anti – Cid Gomes. Cada vez mais tende a aumentar as chances de desidratação dos seus percentuais eleitorais nas próximas pesquisas. O anti – Roberto Cláudio por natureza política, como referencia na opinião pública,  seria o Heitor Férrer.
O candidato Moroni Torgan caso decida fazer um ataque às políticas públicas do Governo do Ceará, na área de Segurança Pública, com esse cenário plausível, o seu prêmio, poderia ser o deslocamento do eleitor heitozista , que na sua grande maioria é anti – Cid Gomes, para o seu espectro eleitoral.