quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ninguém entrega os cargos comissionados na Prefeitura de Fortaleza





Aliança entre os socialistas – cidistas e a prefeita Luzianne Lins virou peça de museu. O vereador Elpídio Nogueira representa a voz da maioria na bancada parlamentar do PSB na Câmara Municipal de Fortaleza. O PSB votou em todas as mensagens do executivo na Casa do Povo, portanto, durante esses sete anos e quatro meses. Bancada municipal socialista sempre elegeu os candidatos indicados pela prefeita para presidência do Legislativo municipal.

O ex-deputado federal Sérgio Novais tem número razoável de cargos na máquina burocrática da Prefeitura de Fortaleza, como também a bancada parlamentar municipalista cidista ( Elpídio Nogueira, Martins Nogueira), que tem vários cargos comissionados na administração pública fortalezense.

Quando haverá movimentação espontânea entre os partidários cidistas para entregarem os seus cargos na Prefeitura Municipal de Fortaleza? A encenação entre esses atores políticos perante a opinião pública da cidade de Fortaleza; será o calvário desses dois partidos quando houver reedição da aliança com escolha do candidato pelo Planalto. 

domingo, 22 de abril de 2012

Eunício de Oliveira decide no PMDB estadual




O senador Eunício de Oliveira tem pleno domínio da máquina burocrática do PMDB no Ceará. O pré-acordo com o governador Cid Gomes para o pleito eleitoral de Fortaleza é somente a primeira parte de um contrato político eleitoral para sucessão estadual de 2014.

Eunício de Oliveira tem todas as condições de ser o sucessor e a continuação administrativa da Era Cid Gomes (2007-2014) no Governo do Estado. O PMDB é apenas extensão do projeto político – eleitoral do senador e dos seus auxiliares mais próximos; sem muito espaço de discussão interna nas instâncias do partido.

Cid Gomes precisa da força política do senador Eunício de Oliveira para minar as pretensões dos prováveis adversários para sua sucessão estadual. O PMDB é o aliado fiel da balança para transição tranquila do grupo Ferreira Gomes após a sua saída do principal posto político – administrativo do Ceará. 

sábado, 21 de abril de 2012

Aliança entre o PSB e o PT em Maracanaú



Aliança entre o PSB e o PT em Maracanaú. O PR na provável aliança com o Heitor Férrer

O efeito dominó na política cearense com apoio do Partido dos Trabalhadores ao pré – candidato do PSB em Maracanaú. O Partido da República deverá se unificar em torno da pré-candidatura do deputado estadual Heitor Férrer na eleição municipal de Fortaleza.

A direção estadual do Partido dos Trabalhadores sinaliza pela manutenção da aliança estadual com o Partido Socialista Brasileiro, nas principais cidades do Ceará. O ex-governador Ciro Gomes fez discurso pela manutenção da aliança do seu partido com o partido da prefeita de Fortaleza na região do Cariri. O rompimento político – administrativo entre as duas principais siglas do condomínio parlamentar cidista  nunca acontecerá pelos interesses comuns em jogo; aliança será mantida pelas cúpulas partidárias.

O ex- governador Lúcio Alcântara e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, não têm motivos para agradar o PT do Ceará; a tendência dos republicanos cearenses no andar do processo político vai ser de apoiar o parlamentar oposicionista Heitor Férrer contra o governador Cid Gomes e a prefeita Luzianne Lins. 


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Participação no 2º WebFor foi aula de vanguarda sobre os novos movimentos sociais no espaço público da Internet.



Participação no 2º WebFor foi aula de vanguarda sobre os novos movimentos sociais no espaço público da Internet.

Artur Bruno e a competitividade eleitoral petista




O destino imposto pelos companheiros petistas para pré-candidatura do deputado federal, Artur Bruno, era fato aceito entre os comentaristas políticos; era só uma questão de tempo a retirada de sua postulação interna no Partido dos Trabalhadores. O parlamentar do Congresso baixo não aceitou esse fato determinista em relação ao seu sonho de ser prefeito de Fortaleza.

Artur Bruno manteve a sua condição de pré-candidato contra o quase consenso interno feito ao redor do secretário municipal, Elmano de Freitas, no Partido dos Trabalhadores. A prefeita Luzianne Lins não preparou a continuação do seu grupo político frente da administração municipal de Fortaleza, sem herdeiro direto foi buscar num membro do primeiro escalão da Prefeitura de Fortaleza, o seu sucessor político-administrativo.

À pré-candidatura do Artur Bruno será o resultado dos erros estratégicos do núcleo político da prefeita Luzianne Lins, onde a manutenção da aliança com os principais aliados (PSB / PMDB) algo insólito no cenário político fortalezense. A presidenta petista não tem aliados com peso político-eleitoral, somente pequenas agremiações partidárias (PTC - PTN - PT do B) que num passado não tão distante, foram aliados do ex-prefeito Juracy Magalhães, então, sempre serão parte da base governista, independente do chefe do executivo municipal.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Heitor Férrer conquista o espaço público




O deputado estadual Heitor Férrer campeia espaço público no estilo personalista no seio da sociedade civil. O divorcio entre a classe política e os setores organizados no espaço público social já é considerado um fenômeno constituído nas ciências políticas; o parlamentar trabalhista vai à contramão desse processo sociológico.

O capital social do Heitor Férrer é bem maior do que o seu capital político dentro do universo partidário. Pré-candidato pedetista tem enorme dificuldade de fazer parceria com outras agremiações partidárias, em até certo ponto no seu próprio partido que está imobilizado por pertencer ao condomínio político – administrativo do governador, Cid Gomes.

Apoio dos setores organizados da sociedade civil, as bandeiras parlamentares do deputado estadual Heitor Férrer, pois constituem seu maior trunfo político para sua pré-candidatura. Outro fator importante é a colaboração dos meios de comunicações tradicionais (Rádio,Jornal,Televisão) ao seu mandato, com uma cobertura quase diária de suas ações no âmbito parlamentar. As novas mídias sociais são consideradas os novos espaços públicos para o debate on-line no pleito eleitoral de 2012, o deputado Heitor Férrer tem enorme legião de indivíduos simpáticos ao seu projeto parlamentar. 

Ciro Gomes tem suas razões



Ciro Gomes tem suas razões políticas

O ex-governador Ciro Gomes tem compreensão do fim do relacionamento do seu grupo político com o Governo federal. No primeiro governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva houve o convite para o cearense ser ministro, já no segundo período da Era Lula, o ex-prefeito de Fortaleza foi eleito para o Congresso baixo, sem participação no núcleo duro do Planalto.

As palavras duras contra atual administração municipal de Fortaleza, não é novidade, como também não são tão incoerentes, por parte de Ciro Gomes, pois o mesmo nunca deu apoio atual prefeita nas suas duas vitórias eleitorais (2004 / 2008). Na eleição de 2004 no segundo turno; Ciro Gomes fez várias críticas à adesão do PPS à candidata petista. No pleito eleitoral de 2008 foi contra direção do PSB por aderir à reeleição da atual gestora da Prefeitura de Fortaleza.

Ciro Gomes começa processo de se preparar para fazer oposição ao Governo federal que pretende impor o seu domínio na política cearense, sem a parceria da família Ferreira Gomes.

domingo, 15 de abril de 2012

Lúcio Alcântara e a saúde das oposições




O ex-governador Lúcio Alcântara sofreu acidente na manhã desse domingo. Nada que faça o mesmo se afastar das articulações políticas do Partido da República.

PR iniciou namoro sério com à pré – candidatura do deputado estadual, Heitor Férrer, para o pleito eleitoral de Fortaleza. O ex-governador Lúcio Alcântara por muito tempo representou sozinho à oposição cidista na política cearense, com o surgimento do parlamentar pedetista na sua atuação no púlpito da Assembléia Legislativa do Ceará, portanto, esses dois políticos representam o futuro simbólico de parte das oposições ao executivo estadual.

O ex-deputado estadual Marcos Cals representa outra face da oposição cidista – petista na política cearense. O bloco partidário feito pelo PSDB e o DEM precisa do dialogo com o ex-governador, Lúcio Alcântara, que poderá construir ponte de negociação com o deputado estadual, Heitor Férrer. 

sábado, 14 de abril de 2012

Armázem da Cultura - 2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital - Fortaleza.



O consultor politico Luiz Cláudio Ferreira Barbosa e o professor José Luiz Goldfarb da Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

Jaime Cavalcante e a construção de aliança



Jaime Cavalcante e a construção de aliança

O pré-acordo eleitoral entre as legendas partidárias do PP e do PC do B no final dessa semana. O primeiro bloco partidário independente no condomínio político – administrativo do governador Cid Gomes para o pleito eleitoral de Fortaleza.

O presidente municipal do diretório de Fortaleza no Partido Progressista, o economista Jaime Cavalcante, foi grande arquiteto da primeira aliança partidária independente dos conflitos de interesses dos grandes partidos (PT – PSB - PMDB) no cenário da sucessão municipal de nossa capital.

O deputado federal, José Linhares, começa processo de independência dentro da aliança cidista em torno dos interesses dos sócios majoritários: os cidista -peemedebistas e os petistas. 

Jaime Cavalcante ainda mantém enorme capacidade de dialogar com futuro bloco partidário entre PDT ( Heitor Férrer) e o PR (Lúcio Alcântara), pois os mesmo são da base de apoio parlamentar da presidente Dilma Rousseff,como também excelente relação de amizade com o pré-candidato petista, o deputado federal Artur Bruno .

sexta-feira, 13 de abril de 2012

2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital - Fortaleza



2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital - Fortaleza.O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa e o deputado federal, Artur Bruno.

terça-feira, 3 de abril de 2012

PT e PSB avançam em reduto da oposição

A comissão formada por PT e PSB para desenrolar os nós das eleições municipais — e aproximar os socialistas da pré-candidatura do petista Fernando Haddad em São Paulo — já tem a primeira cidade definida como consenso: Mossoró (RN). O município potiguar é o único com mais de 150 mil eleitores governado pelo DEM, partido que vive uma crise nacional após o escândalo envolvendo o senador Demóstenes Torres (GO).
Mais: o município é reduto do presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN). “É claro que vamos fazer de tudo para apoiar o PSB lá. Será o meu esforço pessoal e tenho certeza de que do ex-presidente Lula também”, afirmou o secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi.
A cidade potiguar foi citada na reunião que o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 24. O PT fez, recentemente, uma convenção municipal em Mossoró e lançou o nome do ex-reitor da Universidade Federal Rural do semiárido Josivan Barbosa. O PSB apresentou a deputada estadual Larissa Rossado. Do lado demista, a pré-candidata é Ruth Ciarlini, irmã da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, também filiada ao DEM.

Planalto observa alcance das investigações

Apesar de o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) ser um dos opositores mais ferrenhos do governo, o Palácio do Planalto acompanha com cautela as denúncias contra ele. O temor é que a investigação da Polícia Federal arraste uma série de deputados federais, inclusive da base aliada. Já há suspeitas sobre as relações dos deputados goianos Sandes Júnior (PP), Rubens Otoni (PT), Jovair Arantes (PTB) — governistas — e Carlos Alberto Leréia (PSDB) com o contraventor Carlinhos Cachoeira.
Nas palavras de um auxiliar da presidente Dilma, o receio do governo se deve ao fato de não saber o alcance das investigações. O discurso oficial é que o governo não vai interferir, até porque esse é um assunto do Legislativo, mas é o núcleo político do Planalto que vai dar o tom da atuação de sua base no Congresso. Um assessor palaciano, ligado ao PT, resume: — Não temos margem para ir para cima, porque ontem fomos nós — disse a fonte, referindo-se ao escândalo do mensalão.